Em visita à 20a DP, diretoria detalhou como tem trabalhado pela recomposição salarial e pela assistência à saúde | Fotos: Comunicação Sinpol-DF

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) visitou nesta quinta, 21, as duas delegacias do Gama (14ª e 20ª DPs). O intuito, além de reforçar o diálogo com a base, foi apresentar um panorama do trabalho no primeiro ano de gestão.

Dois tópicos se destacaram nas discussões: a recomposição salarial e a derrubada do veto presidencial ao artigo da Lei 1014 que cria uma política de assistência à saúde para os policiais civis do DF.

No caso do primeiro ponto, o presidente do Sinpol-DF, Alex Galvão, informou que a diretoria está em interlocução direta com o Governo do Distrito Federal (GDF). O Sinpol-DF aguarda, inclusive, uma resposta do gabinete do governador Ibaneis Rocha (MDB) sobre uma reunião para tratar do assunto.

Galvão destacou, contudo, que as discussões devem mirar o próximo ano, uma vez que a Lei Complementar (LC) 173/21 veta qualquer vantagem financeira aos servidores públicos até o fim deste ano.

“Já estivemos com os secretários de Segurança Pública e de Economia, quando cobramos uma posição do governo sobre a recomposição salarial. Agora, além da proximidade do fim das restrições impostas pela LC 173, temos o anúncio da terceira parcela do reajuste dos servidores das demais carreiras para o ano que vem. Sem dúvida, este é o momento para resolvermos nosso pleito”, explicou o presidente do Sinpol-DF.

Ele frisou, contudo, que a categoria terá um papel imprescindível na conquista da recomposição – e a união será fundamental. “Por isso, estamos fazendo visitas às delegacias. Queremos não só apresentar o que estamos fazendo, mas ouvir sugestões, discutir estratégias e, principalmente, reiterar que o sindicato é a categoria e não apenas a diretoria”, decretou Galvão.

“Teremos, enquanto categoria, de ter maturidade para discutir e encontrar as ferramentas de pressão”, completou o presidente do Sinpol-DF.

Além dele, acompanharam as duas visitas o vice-presidente do Sinpol-DF, Enoque Venâncio, e os diretores José Carlos Saraiva, Sueli de Barros, Márcia Pimentel, Célia Delmondes e Vanderlei Malta.

Na 14a DP, diretores também falaram sobre como a luta sindical mirou em ganhos indiretos em ano com restrições orçamentárias

GANHOS INDIRETOS

Ainda que o ano tenha sido difícil para ganhos financeiros, Galvão ressaltou que a diretoria alcançou uma série de conquistas voltadas a aliviar o bolso dos policiais civis: o pagamento das pecúnias aos aposentados, a implantação do GDF Saúde – que só saiu do papel por causa da intervenção direta do sindicato –, o aumento no auxílio-alimentação, já anunciado para o ano que vem e a implantação da assistência à saúde.

Neste último caso, a diretoria aguarda o agendamento da sessão do Congresso Nacional para votar a derrubada do Veto 27. Até lá, os diretores continuam visitando deputados e senadores em busca de apoio à votação.

“Estamos trabalhando duramente para derrubar o veto. Temos feito uma peregrinação constante nos gabinetes. Esse será, sem dúvida, um ganho indireto e o cumprimento de um anseio que já dura anos, sobretudo porque outras forças de Segurança Pública já possuem um plano de saúde e é justo que tenhamos o nosso”, ponderou Galvão.

Os diretores falaram, ainda, sobre os serviços oferecidos pelo sindicato – e a ampliação deles durante o primeiro ano de gestão –, além da administração financeira da unidade.

Também se discutiu sobre as condições de trabalho, principalmente diante da alta defasagem no efetivo. O presidente do Sinpol-DF reforçou que a diretoria está à disposição da categoria para intervir diretamente, mas que precisa ser notificada.

Os diretores reforçaram, ainda, que as visitas continuarão pelas próximas semanas em mais unidades da Polícia Civil do DF.

Filiação