Conselheiros fiscais fizeram vistoria no prédio e conferiram alguns reparos realizados pela atual diretoria | Fotos: Comunicação Sinpol-DF

Os integrantes do Conselho Fiscal reuniram-se na última segunda, 11, para discutir questões relacionadas às contas e patrimônio do sindicato. O encontro faz parte de uma agenda já preestabelecida, uma vez que os conselheiros fiscais deliberaram recentemente pela realização de, pelo menos, duas reuniões mensais.

Na oportunidade, o presidente do Sinpol-DF, Alex Galvão, e o vice, Enoque Venâncio convidaram os conselheiros a inspecionar as instalações do prédio e conferir os reparos e ajustes realizados pela atual gestão no primeiro ano de mandato.

Durante a vistoria, a diretoria do Sinpol também ressaltou a necessidade de realização de novas melhorias, uma vez que não há projeto de arquitetura e instalações do prédio – adquirido em 1998 (mais de 20 anos atrás) e, atualmente, com diversas necessidades nas estruturas elétrica, hidráulica, de telefonia e dados.

Também na visita, os conselheiros confirmaram que dois aparelhos de ginástica que integram o patrimônio do CECOF estão alocados no subsolo do prédio da sede do sindicato.

Equipamentos do CECOF estão guardados no subsolo da sede do sindicato

Os equipamentos foram transferidos porque não havia outro lugar disponível para guardá-los depois das adequações realizadas para assegurar a reabertura do centro de treinamento seguindo os protocolos de prevenção à COVID-19 estabelecidos para academias de musculação.

Alex e Enoque convidaram os conselheiros a vistoriar as demais unidades do Sinpol-DF: além do CECOF, o Sinpolzinho (Taguatinga) e os chalés em Aruanã (GO).

“As inspeções do Conselho Fiscal são extremamente importantes para assegurar a transparência nas contas do sindicato, que foi um compromisso assumido pela nossa diretoria durante as eleições para a Diretoria Executiva. Mais importante ainda é que o Conselho é independente, o que nos deixa tranquilos sobre a sua atuação”, afirma Galvão.

As vistorias do Conselho Fiscal estão preconizadas no Artigo 42 do Estatuto Social do Sinpol-DF: “Compete ao Conselho Fiscal a fiscalização da gestão patrimonial e financeira do sindicato, com poderes para realizar vistorias e exames contábeis, visando manter a regularidade e transparência das contas da entidade”.

Apesar dos reparos feitos recentemente, prédio ainda tem muitas necessidades nas estruturas elétrica, hidráulica e de telefonia

O presidente do Conselho Fiscal do Sinpol-DF, Jonilson Santana, afirma que os conselheiros ficaram “surpresos com a situação precária das instalações”. Embora a reunião dos conselheiros já estivesse agendada, ele considerou conveniente fazer a vistoria no prédio após denúncias que têm circulado entre a categoria. “Precisamos avaliar as acusações e apurar, dentro do nosso papel, se elas procedem”, explica.

“Realizamos essa visita na forma estatutária e, conforme já deliberado anteriormente, estaremos reunidos por, pelo menos, duas vezes por mês para tratar dos assuntos relacionados às contas do sindicato. Onde houver aplicação de recursos do Sinpol-DF nós vamos atuar, sempre dentro dos limites de atuação do Conselho Fiscal”, afirma Santana.

Filiação