Ministério da Justiça enviou link para a pesquisa para o e-mail de todos os policiais | Foto: Arnon Gonçalves/ Arquivo Sinpol-DF

A pesquisa nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública criada para levantar informações sobre saúde, segurança, valorização e qualidade de vida dos profissionais de segurança pública e defesa social de todo o país continua recebendo respostas.

O questionário foi enviado diretamente ao e-mail de cada policial que seja integrante do Departamento Penitenciário Nacional, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal e, nas Unidades Federativas, das Polícias Militares, dos Corpos de Bombeiros Militares, das Polícias Civis, das Polícias Técnico-Científicas e das Polícias Penais.

O estudo foi iniciado em maio e, inicialmente, teria duração de três meses. Até o momento, porém, o índice de respostas está abaixo do esperado.

A pesquisa está sendo realizada em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). A participação é voluntária e sigilosa, não havendo qualquer forma de identificação pessoal dos profissionais.

Os dados serão tratados coletivamente e nenhuma informação pessoal será compartilhada.

As informações coletadas vão fomentar as ações do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social (Pró-Vida). Com a Lei nº 13.675/2018, o programa passou a fazer parte dos meios e instrumentos para a implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

“Precisamos conhecer as características e necessidades do profissional que está na ponta, trabalhando para proteger a população. O diferencial dessa pesquisa é o compromisso do governo federal de, a partir das informações coletadas, construir políticas públicas baseadas em evidências para valorizar e dar qualidade de vida aos profissionais integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP)”, afirma o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Há um webinar disponível aqui com mais informações sobre o estudo.

 

Filiação