Alex Galvão e Dênia Coelho representaram o Sinpol-DF na solenidade; na foto, eles estão com o secretário André Clemente | Foto: Arquivo Pessoal

Representada pelo presidente Alex Galvão e pela diretora Dênia Coelho, a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) acompanhou a inauguração do novo espaço físico onde serão realizadas as aulas presenciais da Academia Buriti.

O evento ocorreu na noite de quinta, 27, no Anexo do Palácio do Buriti – onde a estrutura destinada ao projeto foi instalada.

A Academia Buriti é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, vinculada à Secretaria de Economia do GDF – de onde partiu o convite para o Sinpol-DF.

O projeto foi lançado há nove meses com o objetivo de promover a adoção de uma rotina de atividades físicas pelos servidores durante o período de isolamento social exigido pela pandemia da Covid-19.

Inicialmente, as aulas das modalidades esportivas (Taekwondo, Kickboxing, Jiu-Jitsu, Karatê, Arnis Kali, Boxe, Defesa Pessoal e Funcional) eram transmitidas no canal da Secretaria de Economia no YouTube.

A partir de junho, elas serão realizadas presencialmente no espaço criado especialmente para a Academia Buriti, localizado onde funcionava o restaurante do Anexo do Palácio do Buriti. Durante a solenidade, professores de artes marciais fizeram apresentações das modalidades de aulas oferecidas aos servidores.

Presidente do Sinpol-DF elogiou a iniciativa do projeto, que tem o secretário como principal fomentador
PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE

Todas as aulas são gratuitas, tanto online quanto presencialmente. Para Alex Galvão, presidente do Sinpol-DF, a iniciativa amplia o leque de possibilidades de atividades físicas oferecidas aos policiais civis do DF – principalmente àqueles que estão lotados nas proximidades do Anexo do Buriti.

“A saúde tem sido, naturalmente, uma área de grande preocupação por causa desse período que vivemos. Por isso, quanto mais iniciativas voltadas à promoção de atividades físicas e bem-estar tivermos, melhor será para os servidores. Conhecendo de perto a Academia Buriti, temos a percepção de que essa é uma preocupação evidente”, afirma Galvão.

Ainda de acordo com ele, a iniciativa do projeto é louvável e merece ser enaltecida. “O secretário André Clemente está de parabéns por ser o grande fomentador da Academia Buriti. Nossos agradecimentos por ter esse olhar voltado à qualidade de vida do servidor público”, completa o presidente do Sinpol-DF.

Dênia Coelho, que além de papiloscopista e diretora do sindicato é também uma atleta cuja trajetória é conhecida por toda a PCDF, também elogiou a iniciativa. “A saúde física e mental precisa, mais do que nunca, receber cuidados e essa iniciativa da Secretaria de Economia vai de encontro a essa necessidade. Este é um espaço que vai fazer muito bem ao servidor que frequentá-lo”, pontua.

Aulas presenciais da Academia Buriti serão realizadas em espaço no Anexo do Palácio do Buriti e serão gratuitas | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
QUALIDADE DE VIDA

De acordo com Adriana Faria, titular da Secretaria Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, o projeto foi criado para incentivar a prática de atividades físicas e cuidar da saúde mental dos servidores em tempos de pandemia.

“Esta é uma ação inovadora e mostra como o GDF dá importância à qualidade de vida do servidor. Mostra a atenção às pessoas, pois é um espaço para nossos servidores, que merecem ser valorizados”, explica Adriana.

Para o secretário de Economia do DF, André Clemente, idealizador do projeto e praticante das artes marciais, o esporte muda vidas. “As pessoas passam a ter mais princípios, se tornam mais fortes por dentro e por fora. O Estado tem essa obrigação de apoiar, de dar oportunidades e de unir as pessoas. Esse espaço é para todos”, enfatizou o secretário, aluno assíduo das aulas.

Com informações da Agência Brasília e da Secretaria de Economia

Filiação