Agentes policiais de custódia formam, hoje, o grupo com maior índice de contaminação dentro da PCDF| Foto: Lucas C. Ribeiro/ Arquivo Sinpol-DF

Dirigentes do Sinpol-DF, representantes dos órgãos do Judiciário e da Polícia Civil voltaram a se reunir para discutir as medidas de proteção à saúde dos agentes policiais de custódia durante as escoltas de presos para o Núcleo de Audiência de Custódia (NAC).

A reunião ocorreu na manhã da última segunda, 26, na Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP) da Polícia Civil do DF (PCDF), onde houve uma checagem das condições de trabalho a que os servidores estão submetidos.

A visita à DCCP havia sido combinada em uma reunião anterior, realizada no dia 16, provocada também pelo sindicato, uma vez que a categoria demandou, em Assembleia Geral Extraordinária, a suspensão das escoltas e a retomada das audiências virtuais apenas com a análise qualificada dos autos enquanto aqueles policiais não forem vacinados.

Essa seria uma maneira de reduzir o contágio entre os agentes policiais de custódia – grupo que, hoje, dentro da PCDF concentra o maior índice de contaminados: 53%.

Nessa reunião, o presidente Alex Galvão e o diretor Rodrigo Araújo (que é agente policial de custódia) reiteraram a cobrança por medidas que tragam melhorias das condições de trabalho, sobretudo o fornecimento de máscaras do tipo N95 e o reforço na distribuição dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Individual (EPI) para os policiais civis.

“Foi uma reunião muito produtiva. Pudemos apresentar todas as questões necessárias à prevenção do contágio do coronavírus e a preservação da saúde dos agentes policiais de custódia durante as escoltas. Temos defendido que os policiais não sejam expostos ao risco de contágio até termos todo o efetivo da Polícia Civil vacinado “, afirma Alex Galvão.

A reunião também contou com a presença do juiz assistente Pedro Yang-Tay Neto, da corregedoria do Tribunal de Justiça (TJDFT), Délio Lins e Silva Jr, presidente da Ordem dos Advogados (OAB-DF) e representantes do Ministério Público (MPDFT), da Defensoria Pública, da DCCP, da Corregedoria da PCDF e do NAC.

 

Filiação