Vacinação com doses remanescentes é exclusiva para os policiais civis da ativa

A partir desta sexta, 16, as delegacias da região onde estão localizadas as unidades de saúde designadas para imunização exclusiva dos policiais civis, com as doses remanescentes da vacina contra a COVID-19, deverão escalar dois policiais civis para atuarem como ponto focal no posto de vacinação.

A medida foi determinada pelo Departamento de Polícia Circunscricional (DPC) da Polícia Civil do DF, atendendo a uma solicitação da diretoria do Sindicato dos Policiais do Distrito Federal (Sinpol-DF) após reunião na última segunda, 12, e está alinhada a uma Circular da Secretaria de Segurança Pública do DF.

Estão abarcadas pela determinação as 4ª, 6ª, 9ª, 11ª, 14ª, 15ª, 20ª e 31ª delegacias de polícia. A relação confirma uma mudança nas unidades de saúde designadas para os policiais civis: a UBS 1, do Núcleo Bandeirante, foi substituída pela UBS 4, no Guará I (QE 23, Área Especial 1). Veja lista completa no fim deste texto!

Os policiais civis escalados deverão prestar apoio ao processo de vacinação. A orientação é de que eles cheguem à unidade de saúde sempre às 16h, em viatura caracterizada da delegacia em que estão lotados, trajando camiseta da PCDF, devendo permanecer lá até o fim da aplicação das doses.

Em cada UBS, a dupla deverá organizar a fila de policiais civis interessados na vacinação obedecendo ao critério da idade, conforme lista de nomes previamente encaminhada pela Delegacia-Geral da PCDF.

As doses remanescentes são direcionadas apenas aos policiais civis da ativa.

Os servidores escalados como ponto focal deverão, ao fim da vacinação, encaminhar uma lista com nome e matrícula dos policiais civis vacinados ao DPC.

CARCERAGEM

Atualmente um dos pontos com maior índice de contaminação da PCDF (onde mais de 50% dos servidores estão contaminados), a Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP) deve ser foco da próxima etapa de vacinação dentro do planejamento tradicional da Secretaria de Saúde.

São esperadas 350 doses que serão direcionadas aos servidores da carceragem (todos os agentes policiais de custódia serão vacinados), aos peritos criminais do plantão de perícia de morte violenta e aos demais policiais que atuam no Serviço Voluntário Gratificado (SVG) – neste caso, a idade também será o critério adotado.

O Sinpol-DF tem acompanhado de perto esse processo, além de atuar diretamente junto ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) para solucionar as demandas apresentadas pelos agentes policiais de custódia que trabalham diretamente nas escoltas para as audiências de custódia – hoje, o principal foco de contaminação.

A diretoria esteve na DCCP na última quinta, 15, e nesta sexta, 16, para discutir o assunto com os servidores dessa unidade.

UNIDADES DE VACINAÇÃO EXCLUSIVA PARA OS POLICIAIS CIVIS

– UBS 1, no Lago Norte: SHIN, QI 3, Área Especial
– UBS 3, no Guará: QE 38, Área Especial S/N, Guará II
– UBS 4, no Guará: QE 23, Área Especial 1, Guará I
– UBS 5, em Ceilândia: QNM 16, Módulo F, Ceilândia Norte
– UBS 5, no Gama: Área Especial, Lote 38, Setor Central, Lado Leste
– UBS 2, no Itapoã: Quadra 378, Área Especial 01, Del Lago
– UBS 5, em Planaltina: Quadra 12 D, Conjunto A, Área Especial e
– Estacionamento do Bezerrão, no Gama: Setor Central Gama

Filiação