Reunião de Representantes Sindicais ocorreu por videoconferência em razão da pandemia | Imagem: Reprodução

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) reuniu-se com representantes sindicais na tarde desta terça, 13, para discutir questões relacionadas à imunização dos policiais civis contra a COVID-19.

O evento ocorreu por videoconferência em razão das medidas restritivas de saúde impostas pela pandemia.

No primeiro momento, o presidente do Sinpol-DF, Alex Galvão, apresentou um panorama parcial (e preocupante) do número de policiais civis do DF contaminados pelo novo coronavírus: 689.

O maior índice de contaminação está entre os servidores lotados na Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP): cerca de 51% do total de contaminados em toda a Polícia Civil do DF (PCDF).

“Estes números são alarmantes e exibem a necessidade urgente de imunização da PCDF. É necessário que a Secretaria de Saúde reveja a quantidade de doses dedicadas aos grupos prioritários, pois algumas categorias podem exercer suas funções por teletrabalho; os policiais civis, não”, explica Galvão.

ASSEMBLEIA

O presidente do Sinpol-DF chamou atenção sobre a importância do comparecimento da categoria na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) convocada para esta quarta, 14, às 14h, no Complexo da PCDF.

Na ocasião, serão explicadas detalhadamente as ações que serão tomadas para cobrar maior celeridade na imunização dos policiais civis – e a categoria vai deliberar sobre como vai agir a partir de então.

Por isso, Galvão incentivou os representantes a mobilizarem as bases para comparecer em massa à AGE – que seguirá todos os protocolos de saúde.

“Será um ato de protesto para pressionar, ainda mais, os políticos e o governo para a valorização da nossa categoria. Não é possível cuidar da população do DF se os policiais civis estiverem doentes”, pontua.

DEFESA

O vice-presidente Enoque Freitas ressaltou que o sindicato vem lutando incansavelmente para atender às demandas da categoria relacionadas à vacinação – apesar da quantidade de doses ser aquém da necessidade.

Ele comentou, inclusive, que novas doses devem chegar ao DF nos próximos dias e já haverá a separação de parte delas para imunização dos policiais civis. “Estamos fazendo todo o possível para que nossos policiais sejam imunizados o quanto antes”, reforça.

O presidente do Sinpol-DF esclareceu também que até o fim desta semana a imunização dos plantonistas e dos que atuam na Operação Toque de Recolher do GDF estará completa e abrirá espaço para os demais policiais.

“É importante que toda a categoria esteja imunizada. Não adianta comemorar o alto índice de solução de homicídios e ter policiais morrendo por terem contraído a doença em serviço”, frisa Galvão.

Filiação