Evento ocorreu no auditório do Instituto de Identificação da PCDF | Fotos: Comunicação PCDF

O Dia do Papiloscopista, comemorado nesta sexta, 5 de fevereiro, ficou marcado pela realização do I Simpósio Nacional de Identificação Biométrica, promovido pela Associação Brasiliense dos Peritos Papiloscopistas (Asbrapp) pela Federação Nacional dos Peritos Oficiais em Identificação (Fenappi).

O evento foi acompanhado pela diretoria do Sinpol-DF, cuja composição conta com duas papiloscopistas: Ana Carolline Toledo e Dênia Coelho. Além disso, a data marcou o início de uma parceria entre as duas entidades classistas na luta pelas demandas desse grupo de servidores – sobretudo um pleito ansiado há muito: o reconhecimento dos papiloscopistas como peritos oficiais.

Juntos, o presidente do sindicato, Alex Galvão, e a presidente da associação, Maíra Lacerda, defenderam a filiação dos papiloscopistas às duas entidades para fortalecer a atuação de ambas.

Diretoria do Sinpol-DF – que tem duas papiloscopistas – compareceu ao evento

“É com essa união de forças entre as duas entidades que conseguiremos avançar. Nesses 20 anos que tenho de polícia, testemunhei a evolução da carreira dos papiloscopistas da PCDF e acompanhei, de perto, as lutas dentro do Congresso Nacional. E, juntos, nós precisamos levar adiante a discussão sobre o reconhecimento de vocês como peritos oficiais. Isso não há como ninguém negar”, defendeu Alex.

“As duas entidades estão em sintonia e para que possamos representar os papiloscopistas de maneira unida e forte, é preciso que vocês estejam vinculados, nos apoiando. Nós somos, de fato – e precisamos – ser reconhecidos pela legislação. O Sinpol e a Asbrapp estão juntos nessa, para levar esse debate ao Congresso Nacional, mas precisamos estar unidos e fortes como categoria”, acrescentou Maíra.

Ainda como símbolo dessa parceria, a presidente da Asbrapp aproveitou a oportunidade para filiar-se ao Sinpol (que montou um estande, dentro do Instituto de Identificação, onde ocorreu o simpósio, para receber a adesão de mais papiloscopistas).

Alex Galvão, presidente do Sinpol-DF, e Maíra Lacerda, presidente da Asbrapp, destacaram importância da união da categoria

Além de Alex, representaram o sindicato, na solenidade, o vice-presidente Enoque Venâncio e os diretores Célia Delmondes, Juvenal Marques, Diego Vaz, Ana Carolline Toledo e Dênia Coelho.

O SIMPÓSIO

Embora a programação seja completamente virtual, com transmissão pelo canal da Asbrapp no YouTube, o evento fez uma cerimônia de abertura presencial dentro do Instituto de Identificação (II).

Entre os participantes estava o secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, que ressaltou a importância da função dos papiloscopistas para a atividade policial. “Vocês são indispensáveis na formação de provas; os números mostram isso: temos batido recordes na PCDF e isso é resultado de um esforço coletivo”, afirmou.

Anderson Torres, secretário da Segurança Pública do DF, também participou da abertura do simpósio

Já o diretor do II, Simão Pedro Albuquerque, aproveitou a oportunidade para anunciar melhorias na estrutura da unidade – ferramentas que, segundo ele, vão aprimorar os processos de identificação.

“Nosso instituto está sempre olhando para a frente, buscando o melhor para auxiliar a corporação”, disse. “Tenho muito orgulho de pertencer a essa categoria, responsável por um trabalho que traz muita satisfação e isso é algo que vem sendo transmitido a todos”, completou Simão.

Filiação