Ex-presidente do sindicato pernambucano foi demitido nesta terça, 5, ao fim de um processo aberto em 2018 | Foto: Sinpol-PE

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) vem a público expressar o repúdio pela demissão do ex-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), Áureo Cisneiros.

O Sinpol-DF junta-se às demais entidades de classe dos policiais civis no apoio ao dirigente sindical e denúncia da atitude do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), como uma clara perseguição política e sindical.

Segundo a Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), “a demissão foi resultante de processo administrativo que tramitou na Corregedoria de Polícia do Estado, cuja competência é julgar eventuais desvios funcionais de profissionais”. A entidade ressalta que esse não foi o caso de Áureo Cisneiros, que estava “liberado, com o amparo da lei, para a atividade sindical e o exercício de mandato classista”.

Por meio de uma nota, o Sinpol-PE afirma “que essa atitude só demonstra a perseguição política que o companheiro Áureo Cisneiros vem sofrendo há anos, pela sua atuação contundente enquanto sindicalista, sempre na defesa dos direitos da nossa categoria, quando em sua gestão conseguiu a maior conquista salarial da história da Polícia Civil em Pernambuco”.

O Sinpol-DF ressalta, ainda, que, ao atacar um dirigente sindical, todos aqueles a quem ele, legitimamente, representa também são agredidos. Quando se investe contra a atividade sindical – constitucionalmente garantida –, os princípios democráticos também são afrontados.

Filiação