Este é o terceiro livro com participação do agente Magno | Imagem: Reprodução

Da Comunicação Sinpol-DF

Foi lançado nesta quinta, 5, o livro “Fake News e Eleições – O Guia Definitivo”. A obra é coescrita pelo policial civil Ricardo Magno Fonseca, um dos idealizadores da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) e uma das maiores referências na área dentro da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Também são autores do livro o engenheiro Hélio Molina Júnior e o advogado Kayki Novais, além de Higor Vinicius Nogueira Jorge, delegado da Polícia Civil de São Paulo. Juntos, eles escrevem um alerta prático sobre a disseminação de informações não verdadeiras – como meio de mobilização política e distorção do debate público.

Além de um panorama dos casos mais recentes, a obra traz as possibilidades da utilização de ferramentas tecnológicas e jurídicas para combater essa prática. Segundo o agente de polícia Magno, a leitura do livro é recomendada para toda a população, mas ainda mais para os policiais civis.

“Nós tratamos da desinformação com foco nas eleições, mas também em outros patamares”, afirma. “Atualmente, é comum, por exemplo, que crimes contra a honra se originem em notícias falsas. Então é importante se ter o conhecimento para combater e investigar casos desse tipo”, pontua Magno.

“Nós também trazemos ferramentas abertas para que a população possa verificar a veracidade e as fontes de notícias”, acrescenta o policial civil, ressaltando a indicação do livro para todos que pretendam fortalecer os valores democráticos – dura e frequentemente colocados à prova no Brasil.

ATUAÇÃO

Na PCDF há 14 anos e há três na DRCC – desde a inauguração da unidade –, Magno é atualmente chefe da Seção de Inteligência Cibernética da delegacia, responsável pela produção de conhecimento relacionado à investigação cibernética e detecção da criminalidade no ciberespaço.

Considerado uma autoridade na área, ele também é coautor dos livros “Tratado de Investigação Criminal Tecnológica”, onde faz uma análise prática da operação Paragons, e “Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica”, em que discorre sobre o uso de bigdata no combate à corrupção. Como a obra mais recente, ambos foram publicados pela editora JusPodivm.

Em razão da pandemia no novo coronavírus, o lançamento ocorreu apenas de forma online, assim como as vendas do livro, que já pode ser adquirido no site da editora. Acesse aqui.

 

Filiação