Diretores do Sinpol-DF estiveram na 16ª DP para apoiar policiais civis durante ato da OAB | Foto: Arquivo Pessoal

Da Comunicação Sinpol-DF

A diretoria do Sinpol-DF esteve, na manhã desta sexta, 2, na 16ª Delegacia de Polícia (DP), em Planaltina, em apoio aos policiais civis da unidade. O local foi palco de uma manifestação da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) por conta da prisão, no último dia 29, de um advogado que desacatou os profissionais de segurança.

Na ocasião, o homem, que estava claramente alterado, proferiu diversas ofensas aos servidores, chegando, inclusive, a ameaça-los. E, para que fosse controlado, foi necessário o uso moderado da força.

A OAB-DF, por sua vez, reagiu com um desagravo público e o ato realizado em frente à 16ª. Em nota, a entidade ainda afirmou que o advogado “teve suas prerrogativas violadas”. 

DEVER

O Sinpol, no entanto, ressalta que as prerrogativas dos advogados não são um escudo que os exime de, assim como qualquer cidadão, agir conforme a lei.

Por isso, para o sindicato, a prisão, não só foi legal, como era um dever dos policiais presentes, uma vez que a síntese de suas atribuições é o cumprimento da lei.

Entretanto, como já amplamente divulgado pela imprensa, essa atenção tem faltado ao advogado em questão em diversas situações. Em 16 de janeiro deste ano, ele “foi alvo de outra ocorrência registrada pelo crime de ameaça e contravenção de vias de fato praticado contra um idoso”, publicou, por exemplo, o portal Metrópoles.

“À época, a vítima informou que o autor lhe empurrou e disse que era homem, capaz de matar. Há, ainda, passagens por violência doméstica e condenação criminal por roubo com restrição de liberdade”, informou também o portal de notícias.

SUPORTE

Estiveram presentes na 16ª DP os diretores Talles Murilo (Jurídico-adjunto), Célia Delmondes e Juvenal Marques (respectivamente, titular e adjunto de Planejamento, Administração e Informática).

Na unidade, eles reiteraram o apoio aos agentes e delegados envolvidos no caso e ofereceram a assessoria jurídica da entidade aos seus sindicalizados – a fim de garantir a justiça em possíveis procedimentos esses profissionais.

 

Filiação