10.10.20 - Operação Criança Feliz na Cidade EstruturalDa Comunicação Sinpol-DF

Mais de 300 crianças carentes do Distrito Federal receberam, no último fim de semana, os brinquedos arrecadados pela “Operação Criança Feliz”. A campanha foi organizada pela Diretoria de Assuntos de Aposentados e Pensionistas do Sinpol-DF – também à frente da distribuição, que ocorreu no sábado, 10, na Cidade Estrutural.

Confira galeria de fotos acima.

Parte dos brinquedos foi entregue à Creche Tia Tatá e outra parte à Creche Alecrim. Ambas as instituições são mantidas por meio de doações e atendem crianças em diversos níveis de vulnerabilidade.

Desta vez, em razão da pandemia do novo coronavírus, o momento de entrega precisou ser adaptado. Carrinhos de algodão doce e pipoca e outras ações de animação, que marcaram a iniciativa em anos anteriores, não puderam ocorrer. A maioria dos brinquedos também teve que ser deixada nas instituições para distribuição posterior – assim as crianças os receberiam de forma individual e segura.

EXPECTATIVA

De acordo com a Tia Tatá, como é conhecida Maria da Conceição Ferreira, apesar das limitações, a iniciativa tinha uma importância simbólica que não foi perdida. “Essa entrega já acontece há muitos anos, virou uma tradição. E era algo que as crianças já estavam esperando”.

Segundo a diretora da entidade, ela já vinha preparando as crianças da comunidade para a possibilidade de o Dia das Crianças passar em branco por conta da quarentena. “Mas os próprios meninos me respondiam que os policiais civis continuaram trabalhando, então eles iam sim poder fazer a entrega”, conta Tia Tatá.

“E como nós poderíamos deixar essas crianças na mão sabendo da expectativa que elas tem da gente?”, questiona a diretora Sueli de Barros. “Foram só duas semanas de arrecadação, por isso a ideia inicial era doar apenas na Creche da Tia Tatá, mas, apesar do prazo curto, conseguimos um número muito grande de brinquedos e pudemos ampliar”.

“Infelizmente não foi igual aos outros anos, por causa da pandemia, mas foi uma experiência incrível, principalmente de ver o quanto os colegas ajudaram. Fica aqui a nossa gratidão a cada policial civil que fez sua doação”, acrescenta a diretora Márcia Pimentel. Além dela e Sueli, o diretor Juvenal Marques também participou da entrega na Estrutural.

NOVO PARADIGMA

“Nós só temos a agradecer”, declara Maria de Jesus Pereira, dona da Creche Alecrim – segunda beneficiada pela “operação”. Ela lembra que iniciativas desse tipo, em muitos casos, são as únicas oportunidades para que essas crianças sejam presenteadas e, por isso, são tão importantes.

“Este ano, faz ainda mais diferença, por ser um ano tão complicado”, ressalta Maria. “No meio de tanta incerteza, poder contar com os policiais civis, mais uma vez, passa uma mensagem fundamental para as crianças. Mostra que eles estão aqui para proteger, para acolher, para cuidar. É um orgulho poder dizer que as nossas crianças crescem sabendo disso”.

A mesma opinião é colocada pela Tia Tatá, que vê na ação mais do que uma forma de os pequenos apenas terem novos brinquedos, mas uma forma de mudar o conceito de relação que eles esperam dos policiais. “Não são apenas aqueles que prendem, são também aqueles que ajudam, que demonstram solidariedade, que tem coração e que são seres humanos iguais a nós”.

 

Filiação