Com a atual gestão, Sinpol-DF saiu de uma situação de déficit nas contas para um superávit, ainda no primeiro ano | Foto: Lucas C. Ribeiro/Arquivo

Da Diretoria Executiva

Encerrado o último ano de gestão da Diretoria Executiva eleita em 2017, sob a sigla Juntos Somos Fortes!, o sindicato encerrou o ano fiscal com saldo de quase meio milhão de reais. Em 2014, quando a gestão assumiu o comando do Sinpol-DF, não havia recursos suficientes e várias dívidas a serem pagas. O cenário que encontramos foi uma entidade com mais de R$ 1,5 milhão em dívidas, o que equivale a três meses de arrecadação deficitária.

Com muito sacrifício e empenho, a diretoria conseguiu quitar todas as dívidas e recuperar o saldo positivo nas contas do sindicato. Ao longo dos últimos anos, os recursos do sindicalizado foram utilizados em várias frentes de luta e melhorias para a categoria.

A diretoria Jurídica, que atendia apenas nas áreas Criminal e Administrativa, passou a atender em todas as áreas do Direito. Hoje, mais de três mil ações estão sob os cuidados dos escritórios contratados pelo sindicato. Eles atendem tanto as ações individuais dos policiais civis quanto as ações coletivas da categoria. Apesar de toda essa extensão de atendimentos, o custo para o Sinpol-DF ficou mais baixo do que anteriormente.

Todos os funcionários do sindicato tiveram suas situações trabalhistas regularizadas. No CECOF todas as carteiras de trabalho foram assinadas, uma vez que, anteriormente, não estava sendo cumprida essa obrigatoriedade.

A Comunicação do sindicato evoluiu com a contratação de empresas especializadas. Com isso, o diálogo com o sindicalizado é diário e constante, através de vários meios de comunicação e redes sociais. Além de ter lançado o jornal Brasília Capital do Crime, que desmascarou as mentiras sobre os índices de criminalidade no DF.

A frota do sindicato foi renovada com a aquisição de veículos novos e substituição de carros velhos. Os equipamentos de informática foram modernizados e adquiridas todas as licenças oficiais, uma vez que encontramos um sindicato com softwares 100% piratas. A taxa do CECOF foi reduzida pela metade.

MOBILIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO

Ao longo dos últimos anos, o Sinpol veiculou dezenas de campanhas publicitárias na TV, no rádio, em outdoors e em diversos outros meios de comunicação, inclusive em horário nobre, em programas de muita audiência.

Realizamos dezenas de campanhas nas redes sociais, patrocinadas, que ganharam grande apelo no público externo. A campanha das atribuições de cargos alcançou mais de 100 mil pessoas.

Realizamos dezenas de paralisações, de greves, de assembleias, de manifestações, de panfletagens com material produzido por nós, realizamos entrega de viaturas, entrega de chefias, manifestações na Copa do Mundo, nas Olimpíadas e travamos uma batalha gigante contra todo um Governo. Um Governo que não cumpriu sua promessa e arcou com as consequências. Deixamos nossa marca em sua derrota.

Tudo isso teve um custo financeiro grande e foi fruto do sacrifício da categoria.
Compramos centenas de camisas, bonés e agora milhares de máscaras que estão sendo distribuídas, além de vários litros de álcool em gel, para a categoria.

BENEFÍCIOS PARA A CATEGORIA

Toda nossa luta acabou trazendo uma parte daquilo que nos é devido. Recuperamos 8% de reposição salarial e precisamos continuar buscando o restante e muito mais. O pagamento deverá acontecer no salário de junho, que é pago no começo de julho. E será retroativo a janeiro de 2020.

Nosso jurídico conseguiu obter uma liminar recuperando a alíquota previdenciária anterior a todos os filiados. Outra liminar garantiu que não sejam cobradas alíquotas extraordinárias, acima de 14%, autorizadas pela Nova Previdência.

O pagamento das pecúnias de 1996/2006 teve início no fim do ano passado e o restante também deverá ser realizado no 2º semestre de 2020. O benefício atingiu mais de 1.000 policiais.

Os servidores que eram escalados para jornadas extraordinárias, sem receberem nada além de uma folga, ou nem isso, agora têm a opção de se voluntariarem e receberem pelo serviço voluntário. O SVG tem atendido cerca de dois mil policiais.

Nossas cobranças fizeram com que a PCDF substituísse todos os coletes balísticos, que estavam vencidos. E, agora, as armas serão substituídas, também em razão de nossas denúncias e acionamentos judiciais.

Ainda há muito a ser feito e a luta precisa continuar. Somente com perseverança, união e força conseguiremos alcançar mais resultados.

COMO VOTAR

A pauta da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) e da Assembleia Geral Ordinária (AGO) são 3 itens. Você deve votar favoravelmente ou contrariamente a cada um deles, informando:

1 – SUSPENSÃO da contribuição sindical do ano de 2020 (votar SIM ou NÃO, A FAVOR ou CONTRA)

2 – PRESTAÇÃO de CONTAS maio/2019 a abril/2020 (votar SIM ou NÃO, A FAVOR ou CONTRA)

3 – PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA de maio/2020 a abril/2021 (votar SIM ou NÃO, A FAVOR ou CONTRA)

ATENÇÃO: O item 1 se refere à SUSPENSÃO da cobrança neste ano de 2020, agora em julho/2020, que é dividida em quatro meses. Não se trata, ainda, de EXTINÇÃO, pois esse tema deverá ser discutido pela categoria, com a nova diretoria que será eleita nas eleições do sindicato. Portanto, se você informar EXTINÇÃO seu voto poderá ser ANULADO e não será contabilizado.

A assembleia terá início às 12h30, no canal do Sinpol-DF no YouTube. Clique aqui.

Filiação