Policiais civis adotaram, por iniciativa própria, medidas para prevenção ao Coronavirus nas DPs| Fotos: Arquivo Pessoal

Da Comunicação Sinpol-DF

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) esclarece que os policiais civis do DF, de forma voluntária e atendendo as recomendações da OMS e demais órgãos de Saúde, estão adotando medidas preventivas contra a proliferação do COVID-19.

Todas as ações visam diminuir a aglomeração no interior das delegacias. Ainda assim, todos os que procuram as unidades têm sido atendidos. As demais Forças de Segurança, como sempre ocorreu, de forma prioritária.

O momento exige, contudo, compreensão dos colegas.

Infelizmente, circula nas redes sociais um vídeo de um servidor da PMDF fazendo acusações contra os policiais civis lotados na 12a DP. Mas, ao contrário do que é relatado, os PMs daquela equipe, ao chegar à delegacia, já ficaram do lado de fora; eles só entraram na unidade depois que a vítima chegou.

Faixas distanciam o cidadão do balcão de atendimento; em algumas unidades, poltronas foram colocadas do lado de fora para quem aguarda atendimento

O grupo foi atendido e a ocorrência foi registrada. As algemas que eles utilizaram foram higienizadas na DP, onde eles transitaram, durante todo o período, tranquilamente.

De acordo com um dos policiais civis que os atendeu, um dos PMs ainda comentou que a Polícia Militar também não tem cedido álcool, luvas e máscaras suficientes para os operadores de segurança daquela instituição.

O Sinpol-DF lamenta a conduta de alguns operadores da Segurança Pública que tentam difamar a instituição Polícia Civil do DF. Ainda que sejam posicionamentos individuais, o sindicato espera que esse fato seja apurado e devidamente punido pelo respectivo comando.

A entidade aguarda também o posicionamento institucional da Polícia Militar, da Polícia Civil e do secretário de Segurança Pública quanto a esta e outras situações que têm acontecido pontualmente.

Filiação