Vacinação contra gripe será aplicada em 128 postos; para aposentados com mais de 60 anos, a vacinação começa nesta segunda | Tânia Rêgo/Agência Brasil

Da Comunicação Sinpol-DF

Profissionais das Forças de Segurança Pública, entre eles os policiais civis do DF, professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas formam o segundo grupo prioritário para vacinação contra Influenza.

A campanha começou nesta segunda, 23, e foi antecipada por causa da pandemia de Coronavírus.

Prioritariamente, serão vacinados os idosos (idade superior a 60 anos) e profissionais da saúde. Os policiais civis aposentados que se encontram nessa faixa de idade, portanto, devem procurar os postos de saúde. O atendimento será dividido por ordem alfabética:

  • 23/03 – A, B, C, D e E
  • 24/03 – F, G, H, I e J
  • 25/03 – K, L, M, N e O
  • 26/03 – P, Q, R, S, e T
  • 27/03 – U, V, W, X, Y e Z

No DF, a Secretaria de Saúde disponibilizará 128 postos de vacinação. Veja aqui a lista.

Já no dia 16 de abril é a vez dos policiais civis da ativa. A partir de 9 de maio, começa o prazo para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós parto, população indígena e portadores de condições especiais.

O prazo para todos os públicos se encerra em 22 de maio.

A imunização é importante para ajudar profissionais de saúde a diagnosticar, por eliminação, eventuais casos de Covid-19. Assim, segundo o Ministério da Saúde, as doenças contempladas pela vacina serão descartadas na triagem de pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem já ter sido imunizados.

CONTRAINDICAÇÕES

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática em doses prévias da vacina, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas.

 

Filiação