O Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) manifesta descontentamento e desagravo em relação ao vídeo institucional do GDF veiculado neste sábado, 28.

A campanha mostra diversas carreiras do serviço público distrital e “esquece” dos policiais civis. Frise-se que já temos sido “esquecidos”, em diversos outros temas, como valorização profissional, recomposição salarial e planos de saúde, por exemplo.

Antes de mais nada, reconhecemos o esforço e empenho realizados por todos os servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada, sobretudo, pelos servidores da saúde, nesse momento de calamidade pública.

Há mais de um mês, o Sinpol-DF vem cobrando a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual para os policiais civis, porque sabia naquela época e, sabe ainda, nos dias de hoje, que a contaminação iria se alastrar pela Capital Federal e que os serviços da Polícia Civil seriam demandados.

Nossas cobranças têm sido no sentido de se garantir a esses trabalhadores, que estão em contato diário com as pessoas, seja nos postos policiais dos Hospitais Públicos, seja nas delegacias, seja nas Perícias Médicas e de Local de Crime, seja nas ruas, que estivessem protegidos de uma contaminação direta ou de uma contaminação de seus familiares.

Hoje e sempre, os policiais civis estiveram, estão e estarão à frente dos campos de batalha, contra a criminalidade, de forma efetiva e sem maquiar a realidade pra defender a sociedade. Nosso conceito com a população não vem de uma imagem vendida numa campanha publicitária ou em vídeos promocionais: nosso bom conceito vem de resultados entregues à sociedade brasiliense.

Os policiais civis do DF, nas últimas semanas, sem interrupção de trabalho, efetuaram centenas de prisões de homicidas, traficantes, estupradores e integrantes de organizações criminosas. Tirou de circulação produtos falsificados que trariam prejuízos à saúde da população.

Continuaremos trabalhando em prol da sociedade e combatendo a criminalidade que começa a avançar em diversas modalidades, como os furtos a comércio e furtos diversos. Mas também continuaremos a cobrar condições adequadas de trabalho e equipamentos.

Temos responsabilidade com a sociedade e também temos responsabilidade com nossos familiares, muitos deles em grupos de risco.

Em Nova York, mais de 500 policiais apresentaram sintomas de COVID-19, em razão da falta de Equipamentos de proteção individual. Com certeza não queremos que isso se repita aqui. Até porque lá os policiais tem seguro de vida e planos de saúde. Enquanto aqui os policiais civis não têm nada disso.

É necessário, ainda, que os responsáveis pelo vídeo (já excluído das redes sociais oficiais do GDF) venham a público.

 

Filiação