Anúncio ocorreu durante lançamento do programa SOS Segurança (Fotos: Arquivo Pessoal)

Da Comunicação Sinpol-DF

Na tarde desta sexta, 11, o governador Ibaneis Rocha (MDB), em solenidade acompanhada pelo Sinpol-DF, assinou uma ordem de serviço criando comissão que, em duas semanas, deverá definir a forma de concessão da paridade salarial entre os vencimentos da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e da Polícia Federal (PF).

A comissão será formada por representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), da Secretaria de Fazenda e das forças de segurança. Segundo o governador, os sindicatos da Polícia Civil também serão ouvidos. “Essa comissão terá 15 dias para apresentar a forma como o GDF irá conceder os reajustes e em que prazo serão pagos”, anunciou.

O anúncio ocorreu durante o lançamento do programa SOS Segurança, realizado em frente ao Palácio do Buriti. Na ocasião, Ibaneis também afirmou que será encaminhado à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um projeto para criação do trabalho voluntário no âmbito da PCDF – com gratificação de R$ 400.

A diretoria do Sinpol-DF acompanhou a solenidade em que as medidas foram apresentadas

A medida, segundo o governador, busca criar as condições para que todas as delegacias da cidade sejam reabertas. Nesse sentido, também foi anunciado que haverá o regresso de cem policiais civis aposentados para atuação em áreas meio da instituição – liberando, assim, mais servidores da ativa para as atividades-fim.

Na mesma solenidade, Ibaneis afirmou ainda que, em breve, serão lançados editais para a construção de delegacias no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e em Sobradinho II, além da reforma de uma das unidades de Taguatinga. Disse também que, ainda em janeiro, serão abertos concursos para recompor o efetivo das forças de segurança, incluindo a PCDF.

Outro anúncio do governador foi de que, nesta gestão, a Procuradoria Geral do do DF (PGDF) deverá defender os policiais em processos judiciais que questionem ações praticadas em serviço.

A diretoria do Sinpol-DF informa que continuará em articulação junto ao governo distrital para, ao longo dos próximos dias, esclarecer todos os detalhes acerca das medidas anunciadas. Para sindicato, esse é um momento de construção e de diálogo, uma vez que as portas da PCDF, SSP e GDF estão abertas para a busca dos pleitos da categoria policial civil.

Filiação