Diretores estiveram com distritais solicitando apio para derrubar o veto do governador (Fotos: Arquivo Pessoal)

Da Comunicação Sinpol-DF

A diretoria do Sinpol-DF se dedicou nesta segunda, 9, a buscar apoio dos deputados distritais para derrubar o veto do governador Rodrigo Rollemberg às emendas ao Orçamento de 2017 que remanejam R$ 257 milhões para Polícia Civil do DF (PCDF).

Aprovadas em dezembro, as emendas visam garantir os recursos para a manutenção da isonomia com a Polícia Federal (PF).

Parlamentares se comprometeram a mobilizar colegas a favor da categoria

A segunda vice-presidente, Marcele Alcântara, e o Secretário Geral do Sindicato, Paulo Sousa, estiveram, na parte da manhã, com os deputados Claudio Abrantes (Rede) e Wasny de Roure (PT); à tarde, eles conversaram com Wellington Luiz (PMDB), vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do DF (CLDF).

Na conversa com os diretores do Sinpol-DF, Cláudio Abrantes, que também é policial civil do DF, assegurou que só há uma possibilidade de o veto ser mantido: mediante o envio, pelo governador Rollemberg, da mensagem com a recomposição salarial da categoria ao governo federal.

“Venho a público, perante a categoria, dizer que não vamos aceitar esse veto. Estamos em articulação para isso. É o meu compromisso com a categoria. Não vamos descansar enquanto essa paridade não vier”, assegurou Cláudio.

O distrital acrescentou que já está em conversa com o presidente da Casa, o deputado Joe Valle (PDT), que pertence ao mesmo bloco de deputados de Cláudio, e com outros parlamentares que já demonstraram preocupação e também estão envolvidos com a luta da Polícia Civil pela manutenção da paridade.

“Nós estamos trabalhando firmemente para a derrubada do veto à nossa emenda. Queremos deixar claro que a única alternativa é o governador mandar a mensagem ao governo federal com a manutenção da paridade e mediante aprovação da categoria. Estamos atentos e não vamos aceitar nenhuma forma de enganação quanto a isso”, afirmou.

Já o deputado Welington Luiz garantiu concordar com Cláudio Abrantes e disse não ter dúvidas da derrubada do veto.

“A mensagem é inegociável. Havendo a possibilidade de derrubar o veto, derrubaremos. E derrubaremos, não tenho a menor dúvida. A Câmara Legislativa tem essa disposição”, disse Wellington.

À tarde, contudo, o deputado confirmou que Rollemberg enviou o veto à CLDF entretanto não foi definida a data da Sessão Extraordinária para discutir o assunto da derrubada do veto.

Wellington avisou que buscará os demais distritais e líderes para tentar incluir o item na pauta da sessão extraordinária para uma votação já nesta quinta, 12, porém não ha definição ainda sobre isso.

Wasny de Roure, inclusive, já enviou um memorando ao presidente da CLDF, o deputado Joe Valle, solicitando essa apreciação.

“O governador demonstrou a falta de compromisso dele não só com a Polícia Civil, mas com a Segurança Pública da nossa cidade. Mais do que nunca, nossa instituição deve estar unida e mobilizada. Estaremos a partir deste momento ligando para cada colega parlamentar para que eles possam nos ajudar na derrubada desse veto”, destacou Wellington.

Filiação