Votação do PL 5865/16

Da Diretoria do Sinpol-DF

No dia de hoje, 18, a diretoria acompanhou, juntamente com alguns policiais, a apresentação do parecer do deputado Laerte Bessa na comissão do PL 5865/16.

O deputado Bessa acatou a emenda do deputado Rosso que visa sedimentar a paridade já existente entre os policias civis do DF e os policiais federais, fixando uma data base para nossa carreira.

Vários deputados e o líder do governo, em seus discursos, manifestaram apoio ao pleito salarial dos policiais civis do DF. Mas afirmaram que já fizeram compromisso com as 7 carreiras contempladas no PL de aprová-lo sem emendas. Essa foi a estratégia também usada pelo SINPOL quando do trâmite do projeto de nível superior. Aprovação sem emendas.

O SINPOL/DF sabe que o PL teria resistência quando a aceitação de emendas. Mas mesmo assim decidiu, junto com a categoria, que apresentaria emendas para levantar o debate político e tentar abrir interlocução junto ao governo federal.

As categorias e também a cúpula da PF fizeram um trabalho intenso junto a comissão para a aprovação do PL sem emendas. Ainda assim, o relator Bessa, acatou a ideia do sindicato de levantar o debate no legislativo federal sobre nossa paridade.

Nunca tivemos a intenção de prejudicar as carreiras. Mas é importante salientar que nossa categoria, a qual tem sido preterida pelo governo federal e local, precisa utilizar de vários meios para demonstrar sua insatisfação em não ver avançar sua recomposição salarial.

O início da ordem do dia no congresso nacional impediu o avanço da discussão e votação do PL. No entanto, o vice-líder do governo conseguiu agendar uma reunião com o Secretário de Governo da Presidência, com o deputado relator e as entidades Representativas da PCDF.

O Ministro ficou de ajudar o relator Bessa na interlocução do Governo Federal com o Distrito Federal a fim de avançarmos em nossa recomposição.

Entendemos que a estratégia adotada alcançou seu objetivo de três formas: vários deputados reconheceram nosso direito (mesmo achando melhor discuti-lo em outro projeto de lei), também criticaram a postura intransigente do governador Rodrigo Rollemberg e conseguimos uma agenda no Governo Federal para tratarmos de nossa recomposição.

Até agora, 22h30, diversos contatos continuam sendo feitos. Reconhecemos todo o esforço que tem sido feito pelo deputado Laerte Bessa, o qual tem sofrido a pressão de várias carreiras para apresentar o parecer sem emendas. Até mesmo o governo federal tem demonstrado preocupação na apresentação de emendas ao PL.

Há uma tendência, por parte de alguns deputados da comissão de pressionar o governo federal a resolver o problema da PCDF, fazendo acordo para que o relator retire todas as emendas do projeto 5865/16.

Toda a discussão está muito dinâmica e a diretoria prefere se manifestar somente após algumas confirmações.

Desta forma, convidamos os policiais civis a comparecerem amanhã na câmara dos deputados, na apresentação do parecer do relator Bessa.

O SINPOL disponibilizará ônibus a partir das 09 horas em algumas delegacias. As 10 horas realizaremos uma manifestação em frente ao congresso nacional.

Compareça com a camiseta da PCDF. Acesso armado não é permitido. Compareça em mais esta ação do sindicato em prol de nossa recomposição.

rodapeO Sinpol-DF também está no WhatsApp. Adicione: (61) 999 197 197. Saiba mais.

Filiação