Reunião com Rep. Sindicais - Paulo Cabral (11)
Diretoria conclamou a categoria à luta pela reestruturação da carreira da Polícia Civil do DF (Foto: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) convoca toda a categoria para uma Assembleia Geral Extraordinária nesta terça, 25, às 15h, em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), na Esplanada dos Ministérios.

Na pauta da AGE, a negociação salarial com o GDF e Governo Federal. A categoria pode deliberar, ainda, por iniciar uma mobilização permanente e votar indicativo de greve.

Leia mais: Sinpol-DF reivindica reajuste diferenciado para os policiais civis

Anteriormente, o dia 25 seria dedicado a AGE para votação da proposta do novo Estatuto Social do Sinpol-DF. No entanto, essa assembleia está suspensa em razão das negociações salariais.

Em reunião convocada com urgência nesta sexta, 21, com os representantes sindicais, a diretoria do sindicato chamou a categoria para se mobilizar de maneira mais incisiva.

Também foram discutidas as estratégias de manifestação: na terça, após a assembleia, os policiais podem sair em passeata pela Esplanada dos Ministérios. Durante a semana deve ocorrer, ainda, um ato em frente ao Palácio do Buriti.

REESTRUTURAÇÃO

A mobilização dos policiais civis tem como ponto de partida a possibilidade de aprovação, pelo governo federal, de uma Medida Provisória (MP) que reestrutura a carreira da Polícia Federal (PF), sem estender isso à Polícia Civil do DF.

O Sinpol-DF busca garantir que o tratamento isonômico entre as duas polícias, já reconhecido legal e historicamente, seja mantido. “É lá no governo federal que nós temos que reivindicar nossa reestruturação”, disse o presidente do sindicato, Rodrigo Franco, o Gaúcho.

Essa reivindicação vem sendo posta à mesa do MPOG com as negociações salariais. O sindicato já rejeitou a proposta oferecida pelo governo federal, a mesma apresentada a todos os servidores federais, por entender que a categoria merece um reajuste diferenciado.

“Precisamos tomar as rédeas do nosso destino. Nós precisamos de reestruturação. É isso que queremos e temos deixado claro”, disse Gaúcho.

O presidente do Sinpol-DF reforçou, ainda, a necessidade de mobilização da categoria, a fim de pressionar os governos distrital e federal para atender aos pleitos.

“É preciso que todos lutem juntos. O Sinpol não é só a diretoria; somos os mais de 6,5 mil filiados, no meio de oito mil policiais da ativa e aposentados. Se dói no bolso de um, é hora de ir às ruas. O Judiciário colocou 10 mil na Esplanada no início da semana e fez uma grande pressão; isso é menos de 10% dos  servidores em todo o Brasil”, acrescentou o presidente do Sinpol-DF.

MOVIMENTO CRESCENTE

A intenção é que essa assembleia de terça desperte um movimento crescente de mobilização, a fim de pressionar os governos, tanto distrital quanto federal. Não estão descartadas paralisações das atividades, uma nova “Operação Padrão” e um movimento grevista da categoria.

“Nós temos que fazer um movimento crescente. Nossa principal responsabilidade tem que ser com a nossa família. Se o estado não reconhece e não valoriza o trabalho dos policiais civis, temos que deixar clara nossa insatisfação”, propôs o presidente do Sinpol-DF.

O primeiro Secretário do Sinpol-DF, Paulo Sousa, comentou que o sindicato começará a fazer pressão por todos os lados. Neste sábado, 22, vai ao ar, nas quatro maiores emissoras de televisão do país (Globo, Record, SBT e Band) um vídeo institucional cobrando do GDF e do Governo Federal a reestruturação da carreira, além de reivindicar uma melhor proposta salarial para a categoria.

 

“Esse é o momento de chamar a categoria para lutar. A situação começa a se afunilar e a gente pode sair prejudicado. Se fizermos um movimento forte, vamos conseguir. Se ficarmos parados, vamos ser engolidos”, disse Paulo.

PEC 445

Na terça, às 14h30, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) deve votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 445. A PEC propõe fixar parâmetros para a remuneração da carreira da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Além disso, visa ainda diminuir o fosso salarial entre os cargos dessas duas carreiras policiais.

A primeira votação ocorreu na última quarta, 19, mas não foi concluída por um pedido de vistas. O Sinpol-DF marcou a assembleia para uma hora depois do início da sessão para que a categoria possa acompanhá-la e, depois, seguir para a assembleia.

LOGO-DO-SINPOL-300x294

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação