22.08.16 - Ato de Entrega das Viaturas - Paulo Cabral (28)
Policiais civis conduziram as viaturas, caracterizadas e descaracterizadas, por todo o Eixo Monumental (Fotos: Paulo Cabral/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF

Em uma grande carreata pela área central de Brasília, os policiais civis do Distrito Federal expuseram mais uma vez nesta segunda, 22, a situação de sucateamento da Polícia Civil do DF já amplamente denunciada pelo Sinpol-DF e que culminou com a deflagração da operação “PCDF Legal”, em 4 de julho.

A categoria deu baixa a muitas viaturas que apresentavam algum problema de manutenção e, por isso, inviabilizam o trabalho policial. O ato foi deliberado em assembleia na quinta passada, 18, na Praça do Buriti.

O grupo se concentrou no estacionamento ao lado do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), de onde partiu por todo o Eixo Monumental fazendo paradas em frente ao Palácio do Buriti, ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e ao Palácio do Planalto.

Entrega de viaturas - 22/08/16

As viaturas conduzidas pelos policiais apresentam problemas de manutenção que vão desde pneus carecas até defeitos na parte elétrica, independentemente do tempo de uso. Os veículos continuavam a ser usados pelos policiais por falta de opção e para manter o mínimo de funcionamento das unidades.

“O governo está sucateando a Polícia Civil. Isso é uma prova de que a Segurança Pública não é prioridade”, disse o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco “Gaúcho”, no início da carreata. Ele defendeu que essa manifestação da categoria visa assegurar a vida de cada policial. “As viaturas precisam estar em perfeitas condições de uso. Não podemos mais continuar arriscando a vida quando não temos qualquer valorização. Quem sofre com isso é a população”, acrescentou.

Ao passar pelo Palácio do Planalto, os carros fizeram uma parada onde, empunhando faixas, pediram a intervenção do presidente Michel Temer nas negociações com o GDF, que se mantém irredutível. “O GDF não está gerindo o Fundo Constitucional de forma adequada. Precisamos da intervenção do governo federal para que não percamos a isonomia com a PF”, afirmou o presidente da Associação Geral dos Servidores da PCDF (Agepol), Francisco D’Sousa, que acompanhou o ato.

Ao fazer uso da palavra durante a carreata, o diretor de Planejamento e Administração do Sinpol-DF, Marcos Campos, esclareceu o ato aos cidadãos de Brasília que acompanhavam o movimento. “Essa manifestação mostra a nossa indignação com o pouco caso do governador com a Segurança Pública. Antes, os policiais civis tiravam dinheiro do próprio bolso para o conserto. Agora, não vamos mais fazer isso”, explicou.

A carreata foi encerrada na Divisão de Transportes (Ditran) da PCDF, onde os veículos foram entregues para os serviços de manutenção necessários e durante toda a semana outras viaturas serão baixadas com o mesmo fim. “Vamos continuar trabalhando de acordo com a legalidade e conforme as condições de trabalho que temos”, frisou Gaúcho.

rodapeO Sinpol-DF também está no WhatsApp. Adicione: (61) 999 197 197. Saiba mais.

Filiação