Do G1 – Política

Comissão da Câmara que analisa mudanças nas regras da aposentadoria deve concluir nesta semana votação do relatório de Arthur Maia (PPS-BA). Meirelles e Imbassahy participam do encontro.

O presidente da República, Michel Temer, recebeu na tarde deste domingo (7), no Palácio da Alvorada, em Brasília, o relator da reforma da Previdência na Câmara, deputado Arthur Maia (PPS-BA) e o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy.

Também participam da reunião o ministro da Secretaria-Geral da Presdiência, Moreira Franco, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS).

No encontro, os políticos devem discutir, segundo a assessoria do Palácio do Planalto, as mudanças nas regras da aposentadoria. A comissão especial da Câmara que analisa a reforma da Previdência pode finalizar nesta semana a votação do relatório de Maia.

Na última quarta-feira (3), a sessão da comissão especial da reforma da Previdência foi interrompida após um grupo de agentes penitenciários invadir o plenário onde ocorria a reunião.

Os agentes reivindicam que a categoria seja incluída no projeto, com o direito a aposentadoria especial, assim como os policiais federais, que poderão se aposentar aos 55 anos de idade.

Antes da interrupção da sessão, o colegiado já havia aprovado o texto-base da reforma. Resta agora a análise de dez destaques, com sugestões de mudanças no relatório. A reunião do colegiado está agendada para terça-feira (9), às 9h30.
Se a votação for concluída, o texto seguirá para o plenário principal da Casa. Por se tratar de uma mudança na Constituição, a proposta será aprovada se receber o voto favorável de pelo menos 308 deputados em dois turnos. Depois, segue para o Senado.

Filiação