O ofício solicita a recondução de agente de polícia, escrivães, papiloscopista e agente policial de custódia à ativa por até 12 meses | Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles.

Do Metrópoles.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) enviou ao governador Ibaneis Rocha (MDB) um ofício solicitando que 200 servidores aposentados voluntariamente há menos de cinco anos sejam contratados pelo período de um ano a fim de regular o funcionamento de serviços públicos afetados pela falta de policiais.

O documento, enviado em 4 de julho último, solicita a recontratação dos servidores para os cargos de agente de polícia, escrivão de polícia, papiloscopista policial e agente policial de custódia. “O nosso objetivo é melhorar o serviço para população e com profissionais já experimentados na atividade policial”, diz o delegado-geral da PCDF, Robson Cândido.

Em 2020, o chefe do Executivo local sancionou uma lei que autoriza a contratação, por tempo determinado, de servidores públicos aposentados ou militares inativos para atender a necessidade de interesse público e dá outras providências.

Segundo o ofício emitido pela PCDF, o reforço de policiais permitirá reduzir a atual demanda reprimida da sociedade brasiliense que busca a Polícia Civil e a Secretaria de Justiça e Cidadania para obter o documento de identidade.

“Ressalto que a inclusão de servidores aposentados do cargo de papiloscopista policial revela-se necessária para auxiliar na emissão de carteira de identidades, salientando que os contratados irão trabalhar somente na emissão destes documentos”, destacou Robson, no documento.

Leia esta matéria no site do Metrópoles.

Filiação