Do G1 DF

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, nesta quinta-feira (31), uma operação que investiga superfaturamento em contratos de manutenção de veículos da Secretaria de Saúde. Ao todo, os agentes cumpriram 20 mandados de busca e apreensão, inclusive na sede da pasta.

A ação que mira a Secretaria de Saúde, batizada de “Check-up”, ocorre simultaneamente com a segunda fase da operação “Recall”, que apura fraudes em contratos de manutenção de carros do Departamento de Trânsito (Detran) (veja mais abaixo). Entre os alvos, estão servidores públicos.

A suspeita é de que funcionários da área de manutenção veicular da Secretaria de Saúde participem de um esquema de associação criminosa, estelionato e corrupção. As investigações apontam que as fraudes eram praticadas com utilização de cotação de preços muito acima dos praticados no mercado, pela cobrança de peças não trocadas e serviços não realizados.

Em nota, o Detran afirmou que “adotou como primeira medida a revisão de todos os contratos e gastos da autarquia”, quando a atual gestão assumiu, em março de 2020. Já a Secretaria de Saúde disse que vai aguardar a conclusão da investigação.

A operação é conduzida pela Delegacia de Repressão à Corrupção (Decor), com apoio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Filiação