Com informações do Metrópoles

O Distrito Federal é uma das unidades da Federação onde mais crimes são resolvidos no país. Por trás da engrenagem de investigação que faz a capital do país se manter no topo desse ranking, uma equipe trabalha silenciosamente. Pelas mãos dos peritos do Instituto de Criminalística (IC), crimes marcantes foram solucionados.

As funções não se resumem ao uso de tecnologias. Os peritos, além de identificarem vestígios criminais que podem levar a autoria, dinâmica e modus operandi, também empregam a habilidade de inteligência pericial. A partir de vários casos, aparentemente isolados e sem relação, a equipe do IC já foi capaz de detectar ações de gangues e criminosos ao constatar a existência de padrões.

O laboratório do IC conta com tecnologia de ponta para a análise de materiais. As roupas das vítimas em questão foram submetidas a um comprimento de onda de 460 nanômetros.

Após encontrar manchas sugestivas, que podem indicar a presença de sêmen na peça de roupa, os peritos recortam o pedaço e o armazenam.

Leia detalhes no Metrópoles 

Filiação