Do G1-DF
Previsão de depósito passou de terça para quarta; valor bruto aproximado da folha é de R$ 93,6 milhões. Concursados recebem 13º no mês seguinte ao aniversário.
Servidores concursados de diversas áreas do governo do Distrito Federal, que deveriam receber o pagamento do 13º salário em maio, acusam que o dinheiro ainda não foi depositado. A situação veio à tona após o G1 publicar uma reportagem sobre o atraso na transferência dessa quantia aos profissionais da rede pública de ensino.
O benefício, disponível para os aniversariantes do mês de abril, teria que cair na conta dos servidores no quinto dia útil do mês. O Palácio do Buriti deposita o 13º dos servidores ao longo do ano – os concursados recebem no mês subsequente ao aniversário, e os comissionados, em parcelas pagas em junho e dezembro.
Em nota, a Secretaria de Fazenda apontou que, segundo a programação financeira do Tesouro, o 13º dos aniversariantes de abril será depositado na quarta-feira (24). Na segunda-feira (22), o GDF indicou que o pagamento seria feito nesta terça (23).
Segundo a Fazenda, o valor bruto aproximado da folha é de R$ 93,6 milhões. O G1 perguntou, mas o governo não respondeu sobre o motivo do atraso e quantos servidores aguardam pelo depósito.
O diretor do Sindicato dos Professores do DF Samuel Fernandes disse que “virou rotina para o GDF atrasar salários”.
“Nos últimos meses, o governo depositava o dinheiro com atraso – até o dia 15. No caso das pessoas que fizeram aniversário em abril, o cenário é ainda pior. O mês está acabando, muitos servidores têm dívidas e, infelizmente, ainda não receberam a quantia”, completou.