Número é 32% maior do que o total de 2014, segundo Secretaria da Criança

O número de apreensões de menores infratores no Distrito Federal passou por um crescimento considerável na comparação deste ano com o anterior. De janeiro a novembro de 2015, a polícia registrou 8.044 flagrantes que envolviam crianças e adolescentes, 32,2% a mais do que em 2014 (6.083).

Pela análise da Secretaria de Segurança Pública do DF, o aumento se deve a um combate mais intenso de repressão contra as drogas. Dados da pasta apontam que as ações para enfrentar o tráfico aumentaram em 27,1%, e as de repressão ao uso e ao porte cresceram 42%, na comparação deste ano com o ano passado.

O tráfico de drogas representa o motivo principal, mas não o único para o aumento das apreensões em flagrantes. A delegada-adjunta da DCA (Delegacia da Criança e do Adolescente), Gláucia Cristina, explica que a polícia também foca em recolher armas de fogos das mãos dos jovens com objetivo de diminuir o número de assassinatos.

— As apreensões não vão atrás só de quem tem droga, mas também do porte de arma. Polícia Civil tem investido muito no combate aos atos de homicídios e latrocínios, e principalmente, investimos na qualidade da apuração. Culturalmente, se diz que “não dá nada” quando um adolescente comete ato infracional. Cabe a gente aqui dizer que “dá sim”, pois existe uma legislação, e vamos trabalhar com ela.

Fonte: R7 – DF

Filiação