Os policiais civis do Distrito Federal conseguiram mais uma vitória na luta pelo reconhecimento do nível superior: o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 28, por unanimidade, o regime de urgência para o Projeto de Lei 8078/14, que transforma em nível superior os cargos da carreira de Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

A votação foi acompanhada pela categoria, que lotou a galeria do Plenário atendendo ao chamado do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), que foi representado pela diretoria.

Deputados de diferentes partidos discursaram a favor da proposta, reconhecendo a importância da aprovação do PL e ressaltando o excelente nível técnico da PCDF.

Policiais atenderam ao chamado do Sinpol-DF e lotaram a galeria do Plenário
Policiais atenderam ao chamado do Sinpol-DF e lotaram a galeria do Plenário

O deputado federal Laerte Bessa (PR-DF) defendeu a aprovação da urgência na tribuna. Ele disse que aprovação do PL regulariza uma situação incomum que se arrasta há anos. “Hoje, é reconhecida como a melhor do país e uma das melhores da América Latina. Isso se deve, em parte, aos conhecimentos agregados à corporação graças a exigência do nível superior para todas as carreiras desde 2005”, afirmou.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) também usou a tribuna para defender a urgência do PL. “O projeto é urgente para o Distrito Federal porque corrige uma injustiça”, disse. Segundo ela, a Polícia Civil do Distrito Federal é “irmã” da Polícia Federal, mas ainda não tem essa condição assegurada.

Categoria comemorou a aprovação junto aos deputados da bancada do DF (Foto: Otto Peyerl/Sinpol-DF)

 

O presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco, o Gaúcho, comemorou o resultado. Para ele, trata-se de mais uma vitória nessa longa jornada pelo reconhecimento do nível superior. “Quero agradecer à categoria que lotou a Câmara, à toda a bancada do Distrito Federal e às demais lideranças que votaram ao nosso favor. A votação se deu por unanimidade e isso vai acelerar o processo”, assegurou.

O PL voltará ao Plenário da Câmara na próxima semana para a votação definitiva. Depois, o projeto será enviado ao Senado Federal.

 

 

 

LOGO DO SINPOL

JUNTOS SOMOS FORTES!

Filiação