Do Alô 

Policial civil desde 1991, Wellington Luiz levou o seu senso de justiça à Câmara Legislativa. O deputado foi eleito em 2014, mas sua carreira no serviço público é antiga, desde 1988, quando ingressou no Corpo de Bombeiros. Sua saída do órgão foi motivada pela entrada na PCDF, entidade que ele considera sua segunda família. Ele foi presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol), por 12 anos. Sua veia sindicalista aflorou logo cedo, quando aos 15 anos foi demitido da gráfica do Senado, por promover uma paralisação, em razão dos almoços que eram servidos fora do horário. O parlamentar possui uma longa lista de leis sancionadas, nos mais diversos setores, como a preservação do meio ambiente, a defesa de pessoas com deficiência, o direito das mulheres e o incentivo ao esporte. Em conversa com o Alô, o deputado conta sua trajetória parlamentar e intenções para as próximas eleições.

O deputado é policial civil e tem experiência na área sindical. O conhecimento adquirido em ambas as funções o instigou a ir para a política, mas o que, de fato, o motivou a entrar na política?

Fui motivado principalmente pelo senso de justiça, interesse de lutar para os servidores públicos a qual faço parte enquanto policial civil e ainda pela defesa intransigente dos direitos de todo cidadão.

Estamos nos aproximando do encerramento de mais um ano. Nesse momento, fazendo um balanço de seu mandato, quais foram as maiores conquistas?

Falar de conquistas seria fechar o mandato em torno de vitórias pontuais ou algumas leis aprovadas. Temos diversas leis relacionadas à mobilidade, respeito aos direitos da mulher, pessoas portadoras de deficiências e ainda voltadas ao meio ambiente e preservação da natureza. Mas, individualmente, meu maior orgulho e conquista foi ser reconhecido pela população como um parlamentar que faz oposição a tudo quanto for nocivo ao servidor público e aos projetos que contrariam a qualidade de vida do povo do Distrito Federal.

Em quais frentes parlamentares o senhor atua?

Frente Parlamentar em Defesa dos Parques Vivenciais e Ecológicos; Defesa e regularização de condomínios e assuntos fundiários; Combate ao crack e a dependência química; Apoio às famílias desaparecidas

No próximo ano mais um cenário político será criado a partir do momento em que iniciarem as campanhas. Para as eleições de 2018, quais são suas intenções?

Para 2018 continuaremos na defesa da mesma vaga que ocupamos enquanto deputado distrital. Tenho compromisso com meus eleitores até o fim de nosso mandato com grande vontade de renová-lo com o apoio de todos aqueles que acreditam em nosso trabalho.

Filiação