Do Correio Braziliense

Um policial civil do Distrito Federal foi esfaqueado em frente à 32ª Delegacia de Polícia (Samambaia Sul), por volta das 14h desta quarta-feira (13/9). Ao receber uma vítima de agressão na delegacia e ir ao encontro do acusado, o agente foi ferido no rosto. O homem foi preso em flagrante e o policial, encaminhado para o Hospital Regional de Samambaia (HRSam).

O caso ocorreu em um canteiro de obras, localizado a menos de 200 metros da delegacia. O agente Josefá Jorge de Sousa, 50 anos, teria ido ao local após um homem de 22 anos comparecer ferido à unidade. A vítima relatou que um colega de trabalho o atingiu com um golpe de faca no pescoço. Imediatamente, o policial foi até o terreno vizinho para prender o autor, mas o mesmo teria revidado. Com isso, Josefá foi atingido com ao menos cinco facadas no rosto.

Segundo informações de testemunhas, o responsável pelo ataque ao policial e ao colega de trabalho é um haitiano de 30 anos, que estava trabalhando há menos de três meses na obra. Colegas relataram que estranharam a atitude do rapaz, uma vez que ele sempre se mostrou com bom humor. Eles também disseram que perceberam uma mudança de comportamento no rapaz apenas no início da manhã desta quarta-feira, mas questionado, ele teria negado qualquer dificuldade pessoal.

Josefá compareceu ao canteiro de obras acompanhado de outro agente. Durante a reação do haitiano, o outro policial acertou o homem com um tiro em uma das pernas. O haitiano foi encaminhado para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

Efetivo

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Rodrigo Franco, conhecido como Gaúcho, o caso é fruto da falta de efetivo e da falta de investimentos em segurança pública. “É esse tipo de episódio que acontece quando trabalhamos com um efetivo 50% abaixo do adequado e quando a Segurança Pública e a PCDF não recebem os investimentos devidos do governo”, denuncia. A Divisão de Comunicação da Polícia Civil confirmou o episódio.

Filiação