Delegacias do DF têm pouca movimentação com operação padrão de 24 horas

Equipe do Fato Online percorreu algumas unidades policiais e constatou que a movimentação de pessoas é pequena, mas a insatisfação da categoria é grande

Ana Paula Oliveira

Policiais civis do Distrito Federal decidiram realizar nesta terça-feira (26) uma paralisação de 24 horas denominada Operação Vida. Na prática, o que ocorre é uma operação padrão: policiais param de investigar e atendem apenas a ocorrências em flagrante.

Nesta manhã (26), a reportagem do Fato Online percorreu algumas delegacias do DF e constatou que a tranquilidade toma conta das unidades. O clima é de descontentamento e de ansiedade pela expectativa de mudanças. No Paranoá, a proprietária de um salão de beleza, Ana Paula Paixão, afirmou que a paralisação da Polícia Civil deixa a população exposta ao perigo. “Os bandidos ficam sabendo e acham que podem agir sem serem incomodados”, ressaltou.

O gerente de uma panificadora, também no Paranoá, Wilmar Rodrigues, lembrou de vários assaltos sofridos no local e destacou um, que ocorreu há pouco mais de um ano. “Estávamos fechando a padaria, quando os bandidos chegaram, prenderam todos e recolheram todo o dinheiro. No meio dos assaltantes tinha uma mulher, que apareceu nas imagens das câmeras e eu a identifiquei. É conhecida da gente”. De acordo com Wilmar, depois de registrar ocorrência, os ladrões foram presos.

30ª Delegacia, em São Sebastião, tinha pouco movimento na manhã desta terça-feira (26)Sheyla Leal/Obritonews/Fato Online

Operação Padrão

O Sinpol-DF (Sindicato dos Policiais Civis) orienta os agentes para que o deslocamento de viaturas caracterizadas seja feito com no mínimo três tripulantes; que a permanência mínima nos plantões das delegacias seja de pelo menos três policiais; que o cumprimento de mandados ocorram com equipes de, no mínimo, seis agentes; e que a participação em operações policiais transcorra sempre com uso de coletes balísticos dentro do prazo de validade.

O secretário-geral do Sinpol-DF, Paulo Roberto Sousa, explicou que o número de policiais não foi reduzido para a operação. “O número de policiais já é muito reduzido, não tem mais como diminuir. Estamos com o efetivo normal nas delegacias”, afirmou.

Leia mais:

Polícia Civil faz operação padrão por 24 horas

Acompanhe as nossas redes sociais!

twitter.com/FatoOnline

facebook.com/FatoOnline

Fonte: Fato Online

Filiação