467169Na tarde desta terça-feira (5), representantes do Sinpol, Sindepo, Adepol e PCDF se reuniram com o senador Gim Argello para tratar acerca dos pleitos dos Policiais Civis.

Na reunião foi solicitado ao Senador que dê celeridade à votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 68/11, que trata do retorno dos anuênios, restabelecendo o pagamento do adicional por tempo de serviço, sendo fixado em 5% e concedido a cada cinco anos de efetivo exercício até o limite de 35%, para as carreiras específicas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em todas as esferas de governo.

O presidente do Sinpol Ciro de Freitas destaca que “o Sinpol tem acompanhado toda a tramitação da PEC, pois a sua efetivação irá valorizar o trabalho dos policiais civis que tanto se dedicam para o cumprimento de suas atividades”.

Ainda segundo o presidente do Sinpol, as entidades presentes levaram ao conhecimento do Senador Gim Argello outros pleitos de interesse categoria, haja vista que o Senador compõe a bancada parlamentar do DF e pode interceder junto ao governo para acelerar as votações das demandas.

Dentre os assuntos apresentados está o Projeto de Lei (PL) 4.366/12, referente ao aumento do efetivo que, ao todo, cria 3029 cargos, entre escrivães, peritos e demais carreiras que compõem a PCDF, distribuídos da seguinte forma: 200 cargos de delegado; 199 de perito criminal; 89 de perito médico-legista; 2000 de agente de polícia; 495 de escrivão e 55 cargos de papiloscopista policial.

Foi discutido também o Projeto de Lei 554, que dispõe sobre a concessão de aposentadoria diferenciada a servidores públicos que exerçam atividade de risco. Neste sentido, o Sinpol busca que todos os policiais civis possam ser beneficiados com a integralidade e paridade, independente da sua data de posse.

Quanto à renomeação do cargo de agente penitenciário, o Sinpol pediu ao Senador para solicitar à Casa Civil atenção especial, uma vez que o pleito garante o retorno dos agepens ao âmbito da PCDF: “Ainda durante a reunião, o Senador Gim Argello entrou em contato com a Ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann para solicitar celeridade no envio do Projeto ao Congresso Nacional”, relata o segundo vice-presidente do Sinpol, André Rizzo.

O presidente Ciro de Freitas agradeceu a atenção do Senador e disse que as entidades de classe reconhecem a importância que ele tem dado às causas da categoria, providenciando os devidos encaminhamentos das reivindicações.

Ciro finalizou ressaltando que o Sinpol vai solicitar que os pleitos da categoria sejam tramitados em regime de urgência. Ele acrescentou ainda que a entidade já solicitou uma reunião, que foi agendada para o dia 19 de fevereiro, com a bancada parlamentar do DF para tratar destes assuntos.

Nossa vitória sempre será proporcional à nossa luta.

Filiação