419936Desde a suspensão da greve ocorrida no dia 12 de novembro, nesta terça-feira (27) foi realizada assembleia em frente ao Palácio do Buriti. O presidente do Sinpol Ciro de Freitas fez inicialmente uma retrospectiva do período em que a categoria esteve mobilizada. Com a suspensão do movimento, o governo se posicionou e ocorreram alguns encaminhamentos. “Mantivemos contatos e aconteceram reuniões importantes entre o GDF e Governo Federal no sentido de buscar um desfecho positivo para a categoria”, afirmou o presidente do Sinpol.

Ciro de Freitas informou ainda que logo antes da assembleia desta terça-feira, o Sinpol esteve com o Secretário de Administração Wilmar Lacerda e que as negociações estão avançando. “O que a categoria reivindica é a reestruturação de carreira, mas o cenário nacional impossibilitou a implementação não só para os policiais civis, mas para todos os servidores públicos. Diante disso, manifesta outra alternativa, no sentido de buscar melhorias que estejam em consonância com a realidade econômica do país. O que nos foi repassado por secretários de estado é que está sendo providenciada uma proposta para ser oferecida aos policiais civis, aliada à transformação/renomeação do cargo de agente penitenciário, resolvendo definitivamente a questão de lotação desses servidores e ainda a implementação do plano de saúde subsidiado, a partir de janeiro”, relatou o presidente.

O vice-presidente Luciano Marinho acrescentou que o GDF deverá anunciar um pacote de medidas para a Segurança Pública, na qual está prevista a contratação de novos servidores já em 2013, no limite das vagas existentes no quadro da PCDF. “Temos cobrado do GDF e o governo está sensível aos nossos pleitos e ciente da real situação da Polícia Civil, de modo que esperamos ser atendidos na totalidade no que diz respeito às nossas demandas”, concluiu Marinho.

Outro assunto tratado na assembleia foi em relação às vistorias de veículos advindos de outros estados. Nesse sentido, o deputado Wellington Luiz também está atuando e irá apresentar Projeto de Lei que visa manter as vistorias somente no âmbito da PCDF, evitando com isso, que quadrilhas especializadas em adulteração de documentos e estruturas de veículos se estabeleçam no DF. “A categoria está de parabéns por se mobilizar no sentido de cobrar o retorno dessa atribuição, pois representa segurança para a sociedade”, disse o deputado.

O segundo vice-presidente André Rizzo voltou a falar sobre a mudança de postura do GDF e disse que a conclusão a que chegam é que a greve foi vitoriosa: “A categoria se posicionou de forma firme e agora vislumbramos uma grande possibilidade de sermos atendidos. Dos sete itens que reivindicamos, apenas três estão pendentes. Ou seja, o governo entendeu que nossos pleitos são justos e hoje fomos informados que estão finalizando as tratativas”.

O presidente Ciro de Freitas finalizou dizendo que o momento agora é de união: “Não podemos perder nosso foco. Precisamos manter a mobilização e continuar negociando”.

Ao final ficou deliberado que a categoria permanecerá mobilizada, podendo ser convocadas assembleias e reuniões com representantes sindicais a qualquer momento, caso o Sinpol perceba qualquer entrave nas negociações. Ficou decidido, ainda, a realização de nova assembleia dia 13 de dezembro, às 15h, no estacionamento nº 6, do Parque da Cidade.

“Nossa vitória será sempre proporcional à nossa luta”.

Filiação