359617Na tarde desta segunda-feira (13), os representantes sindicais se reuniram na Sede do Sinpol, onde avaliaram o movimento de mobilização dos Policiais Civis, no dia 8 de agosto, em conjunto com as demais carreiras típicas de Estado, que teve repercussão internacional (veja link da revista El País) e ainda os rumos dos próximos movimentos, inclusive a marcação de nova assembleia da categoria.

O presidente do Sinpol Ciro de Freitas afirmou que a Polícia Civil do DF, ao longo de sua história, já passou por vários momentos marcantes e este é mais um: “Pela primeira vez um governo consegue um feito inédito, que é a união de todas as carreiras do serviço público, em especial das carreiras essenciais ao Estado, contra a política de arrocho salarial promovido pelo Governo Federal e, a Polícia Civil do DF aderiu ao movimento demonstrando que a união faz a força”, reiterou Ciro de Freitas.

Ciro de Freitas parabenizou os policiais pela mobilização e destacou que o movimento do dia 08 de agosto correspondeu às expectativas da categoria: “O governo reconheceu a luta dos servidores e já está respondendo com reuniões agendadas, sendo que a da categoria Policial Civil está marcada para o dia 17 de agosto, às 15h, no Ministério do Planejamento (MPOG). Esperamos que nos apresentem algo que realmente atenda às nossas reivindicações, especialmente aos pleitos centrais que são a reestruturação de carreira, o aumento do quadro, a transformação / renomeação do cargo de agente penitenciário e o plano de saúde”, afirmou o presidente do Sinpol completando que o governo deve apresentar um cronograma anual do aumento dos quadro funcionais da polícia civil, uma vez que concurso repõe apenas as vagas decorrentes de óbitos, exonerações e aposentadorias, não resolvendo a questão do baixo efetivo.

Já o vice-presidente Luciano Marinho enfatizou que, apesar do movimento de mobilização ser em conjunto com outras carreiras, cada uma busca a sua particularidade no que diz respeito aos pleitos, isto é, se unem apenas no que são convergentes, “por isso é extremamente importante que, nos próximos movimentos, todos os policiais civis participem das manifestações, uma vez que os pleitos sendo efetivados, atenderá aos anseios da categoria como um todo”.

O segundo vice-presidente André Rizzo apresentou uma matéria publicada na revista Isto É [link], em que aparecem policiais civis à frente do movimento na Esplanada: “As imagens mostram o que não está escrito e a categoria está de parabéns, pois demonstrou coragem     “.  ressaltou.

Ao final, ficou explanado que nesta semana ocorrerão reuniões importantes, em que o Governo voltou a negociar de forma mais decisiva, já que é de interesse governamental que as manifestações e greves no serviço público cessem.

Os representantes sindicais avaliaram também que a mobilização do dia 8 de agosto foi bem sucedida e deliberaram por nova reunião entre os representantes nesta segunda-feira (20), às 13h, e Assembleia Geral da categoria a se realizar na terça-feira (21), 15h, no estacionamento n° 6 do parque da cidade, ocasião em que será debatido sobre o direcionamento do movimento.

O Sinpol alerta para que os Policiais Civis permaneçam mobilizados e atentos às convocações da entidade.

Confira algumas matérias sobre a mobilização e greves no serviço público:

Record – R7

Globo – Jornal Nacional

Correio Braziliense

Portal IG (link 1)

Portal IG (link 2)

World socialist web site

Filiação