142391Os peritos criminais da PCDF foram homenageados nesta sexta-feira (2) com sessão solene proposta pelos deputados distritais Wellington Luiz, Cláudio Abrantes e Dr. Michel, em comemoração ao dia desses profissionais, celebrado anualmente no dia 4 de dezembro. A solenidade aconteceu no auditório do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e contou com a presença de aproximadamente 250 pessoas.

O presidente do Sinpol, Ciro de Freitas que prestigiou a sessão, inicialmente parabenizou o deputado Wellington Luiz pelo resultado obtido na noite desta quinta-feira (1º) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando aquela Corte reverteu a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que cassou o mandato do deputado em agosto deste ano. “A condenação do parlamentar pelo TRE ocorreu por um mero erro formal e sabíamos que a cassação era injusta, mas a decisão foi corrigida pelo TSE de forma justa, fortalecendo ainda mais a PCDF que conta com este forte aliado”.

Em relação à perícia criminal Ciro de Freitas disse que é reconhecida mundialmente, prova disso é que diante de catástrofes é sempre convocada a colaborar. “Quando estamos em outros estados, a Polícia Técnica do DF é sempre muito elogiada, porém mesmo sendo amplamente reconhecida, isso não se converte em melhores condições de trabalho evidenciadas pelo acúmulo de serviço e número reduzido de servidores”.

Ciro acrescenta: “É inadmissível que desde 1993 a PCDF conte com o mesmo quadro e nesse mesmo período a população do DF aumentou muito, bem como a criminalidade. O Governo precisa tomar providências imediatas para corrigir este problema, que não é apenas da perícia, mas de todas as carreiras que compõe a Polícia Civil”. O presidente conclui sua fala conclamando todos a permanecerem firmes na cobrança dos pleitos e na participação da Operação da Legalidade.

Já o deputado Wellington Luiz manifestou sua satisfação em ser um dos autores da iniciativa no intuito de homenagear esses profissionais que, segundo ele, estão entre os melhores do país: “Falta apenas investimento por parte do Estado para que os peritos tenham plena capacidade de produção e também é necessário aumentar o efetivo, que encontra-se completamente defasado”.

Cláudio Abrantes que também esteve presente na solenidade ressaltou que sente-se em casa em eventos como este, pois está ao lado de amigos: “Aqui aprendemos muito e agradeço a todos pelo conhecimento que adquiri ao longo dos anos. Contem comigo para defende-los. Tenho extremo orgulho da perícia do DF, que é autônoma e extremamente profissional”. O parlamentar disse ainda tanto ele quanto o deputado Wellington Luiz destinaram recursos por meio de emendas para construção do novo prédio do IC, bem como para estrutura adequada.

O orgulho estava estampado também, no rosto do presidente da Associação Brasiliense de Peritos Criminais, Gustavo Dalton. Ele agradeceu aos deputados pela iniciativa e disse que o trabalho dos servidores do Instituto de Criminalística (IC) não é fácil, mas que todos se dedicam incansavelmente para prestar um serviço de qualidade à população do DF.

Também estiveram presentes o diretor da PCDF Onofre de Moraes; o diretor do Departamento de Polícia Técnica (DPT) Elmo Resende; o diretor do Departamento de Polícia Especializada, Mauro César Lima; o diretor do IC Guilherme Abreu; o assessor especial da Secretaria de Segurança, Cláudio Tusco (representando o Secretário de Segurança, Sandro Avelar); o vice-presidente do Sinpol, Luciano Marinho, o presidente do Sindepo, Benito Tiezzi; o presidente da Adepol, José Werick; da Agepen Marcele Alcântara e da ABrML, Samuel Ferreira.

O Sinpol reitera os parabéns aos peritos criminais. O profissionalismo destes servidores faz da PCDF uma das melhores do país.

Filiação