O Recanto das Emas, cidade que conta que 165 mil habitantes é uma das mais violentas do Distrito Federal. Crimes como tráfico de drogas, roubos, furtos, estupros, homicídios, entre outros, predominam na região. As consequências são devastadoras: Violência doméstica, suicídios, famílias fragmentadas, crianças órfãs e adolescentes sem expectativas.

Afastado do centro, está um setor composto por 2.227 casas onde residem diversas famílias com baixo poder aquisitivo, compostas por crianças que fazem parte de um ciclo preocupante: pais viciados, desempregados e sem instrução.

Essa população infantil chamou a atenção do Policial Civil José Adilson Ferreira Brandão que, cansado de observar a violência aumentando diariamente e a inoperância do Estado, implantou nesse complexo de lotes um projeto que está revolucionando a vida dos moradores: A Rede Solidária Juntos Faremos Mais.

De acordo com o policial, a Rede nasceu quando transitava por uma rua da cidade e observou pessoas sentadas no meio-fio, paradas no portão ou nas esquinas, ociosas. Planejou, nesse mesmo dia, com sua família, um almoço para conhecer os moradores da região e, no dia seguinte, voltou ao local, selecionou diversos “barracos” e ao entregar os convites, constatou uma dura realidade: A maioria das crianças ficava sozinha enquanto seus pais estavam fora, em busca do sustento. Em grande parte dos lares ou faltava um dos genitores; havia falecido, abandonado a família ou estava preso.

No dia do evento, era comum observar a felicidade estampada nos rostinhos daquelas criaturinhas frágeis e de seus pais, sorridentes, brincando e falando que aquele era o dia mais feliz de suas vidas. Durante o evento, conversando com algumas pessoas, Adilson e sua esposa, Dirce, perceberam que estavam diante de pessoas que viviam sem perspectivas, desconfiadas de tudo e de todos, com baixa autoestima e sem esperanças.

Diversas famílias em situação de pobreza extrema procuram o policial para participarem do programa, porém, por falta de recursos, as atividades são desenvolvidas somente com as famílias cadastradas em janeiro de 2011 e que seguem um planejamento feito desde dezembro de 2010. Diversas aguardam em uma longa lista de espera. “A vida é feita de escolhas: Poderia continuar em minha zona de conforto, reclamando do governo, da corrupção e observando a violência aumentar dia-a-dia ou suar sangue para ajudar as vítimas de um Estado que me causa vergonha. Escolhi a segunda opção e agora não tem volta, abandonar esse projeto por causa dos obstáculos seria frustrar centenas de crianças e suas famílias que descobriram uma luz no fim do túnel e eu não conseguiria conviver com essa culpa”.

Depois de 11 meses de atividades constantes o projeto conquistou os moradores, fincou bandeira na região e a avaliação é positiva: Sempre que possível, são realizadas reuniões para promover a integração entre os participantes do projeto, discussões de ações a serem implementadas, além de arrecadar e distribuir, mensalmente, alimentos, roupas, fraldas, calçados, móveis e eletrodomésticos. Foram distribuídos ainda materiais escolares, óculos e famílias encaminhadas para consultas médicas. Até um Advogado já foi designado para acompanhar uma mãe vítima de estupro. Diversas palestras sobre prevenção às drogas, saúde da mulher e empreendedorismo para comunidades de baixa renda estão programadas para o 1º semestre de 2012 e diversos profissionais participarão, mensalmente, com palestras motivacionais, cursos de artesanato e aulas de reforço escolar.

José Adilson conta que um maestro amigo foi a sua casa para conhecer o projeto e ficou impressionado com sua disposição de, com tanto trabalho, ainda querer formar uma banda de música com as crianças. O maestro se dispôs, a dar aula para “aliviar a carga” do amigo e prometeu que vai formar a banda. As aulas terão início em janeiro de 2012.

O Sinpol apoia e parabeniza policiais que realizam trabalhos como o de Adílson e que com certeza, muito ajudam aqueles mais necessitados.

 

Para aqueles que quiserem colaborar com a A Rede Solidária Juntos Faremos Mais:

E-mail para contato com José Adilson: juntosfaremosmais@gmail.com ou jafbra@yahoo.com.br

Telefone: 8411-8316.

Filiação