Na manhã desta segunda-feira (31), representantes do Sinpol, Agepen, Adepol e os deputados distritais Wellington Luiz e Claudio Abrantes estiveram reunidos na sede do Sindepo para tratar do encaminhamento dos pleitos ofertados pelo Governo do Distrito Federal à categoria e, ainda, os rumos da greve que se encontra em andamento.

Após a reunião, as entidades se encontraram na Direção Geral da PCDF com a diretora Mailine Alvarenga, a assessoria jurídica da Polícia Civil e o chefe do Departamento de Polícia Circunscricional, ocasião em que foi informado à diretora que a partir desta terça-feira (1º), os agentes de polícia não cumprirão ordens de serviço que impliquem na execução de escolta e guarda de preso e, estão desobrigados de atender essas solicitações, conforme decisão judicial proferida em 2005 (em anexo no site abaixo da foto).

Ainda nesta reunião, foi cobrado da diretora Mailine Alvarenga que faça o devido empenho junto ao GDF para que atenda as demandas da categoria, cumprindo o acordo de atender os seguintes itens: aumento do efetivo policial, transformação do cargo de agente penitenciário, plano de saúde subsidiado, pagamento dos passivos financeiros, publicação do decreto de progressão funcional e a recomposição das perdas inflacionárias em 13%.

O presidente do Sinpol Ciro de Freitas explanou que as entidades estão cobrando da Direção Geral a devida atenção, a qual se mostrou comprometida com as causas da categoria, no entanto, “é importante que o GDF tome a iniciativa para solucionar o impasse, pois a categoria só retornará às suas atividades quando o acordo firmado em abril deste ano for cumprido”, afirmou Ciro.

Secretaria de Segurança Pública – Já ao final da tarde desta segunda-feira (31), o secretário de Segurança Pública Sandro Avelar informou ao Sinpol que haverá reunião com o Ministério da Justiça nesta terça-feira (1º), enquanto isso, a categoria permanecerá mobilizada, seguindo o que foi deliberado na última assembleia. Assim o Sinpol aguarda contato do GDF e, tudo que for apresentado será informado à categoria pelo site da entidade e na reunião com os representantes sindicais que acontecerá também nesta terça-feira (1º), às 15h, na sede do Sinpol.

O Sinpol solicita que a categoria continue mobilizada cumprindo todos os itens da cartilha de greve e que compareçam ao Complexo da PCDF, a partir das 8h durante todos dias da greve. No acesso, é importante que os policiais mantenham o distintivo à vista para facilitar a entrada.

Filiação