Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Sinpol-DF e policiais recém-empossados ampliam articulação para corrigir impasse previdenciário da EC 103/2019

Grupo intensifica diálogo com a Senasp, o MGI e órgãos do GDF para corrigir descontos previdenciários acima do teto do RGPS e assegurar segurança jurídica
Assunto Sindical PCDF
04/02/2026 11:32

O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), por meio de comissão formada pelos policiais civis recém-empossados Jeferson Aragão, Letícia Esteves, Yuri Torrecillas e Marcelo Tavares, ampliou as frentes de atuação com o objetivo de solucionar o impasse previdenciário que atinge os servidores que ingressaram na instituição após a Emenda Constitucional nº 103/2019.

Em agenda recente na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o grupo buscou articular, junto à área técnica do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), uma solução para os descontos previdenciários que vêm sendo realizados indevidamente acima do teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

A atuação do sindicato ocorre em um cenário de elevada complexidade jurídica, marcado pela natureza híbrida da Polícia Civil do DF (PCDF). O debate envolve diretamente os reflexos da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5801, que reafirmou a competência distrital para a organização da polícia civil, ao mesmo tempo em que a PCDF é mantida por meio de legislação federal, via Fundo Constitucional (FCDF).

Essa dualidade institucional exige análise técnica minuciosa sobre a sobreposição de normas distritais e federais, especialmente no que se refere ao regime previdenciário aplicável aos novos policiais e às minutas da Lei Complementar que vêm sendo elaboradas pelo Executivo local.

Refletindo o rigor técnico necessário à condução do tema, o policial civil Yuri Torrecillas, integrante da comissão, destacou que a solução não se resume a uma escolha simplificada entre modelos previdenciários.

“A definição do regime previdenciário transcende a mera opção entre as esferas local ou federal, exigindo uma análise profunda da arquitetura normativa da PCDF, que transita por dois âmbitos governamentais. Monitoramos essas nuances jurídicas e os desdobramentos da ADI 5801 para garantir que a transição para a nova lei traga segurança jurídica e estabilidade financeira aos policiais que ingressaram após a reforma”, afirmou.

Atualmente, o Sinpol-DF mantém diálogo permanente com a Procuradoria-Geral do DF (PGDF), o Instituto de Previdência dos Servidores do DF (IPREV-DF), a Direção-Geral da PCDF e outras áreas do Governo do DF (GDF), acompanhando de perto a redação da nova minuta de Lei Complementar.

“O objetivo é assegurar que o projeto esteja tecnicamente saneado, juridicamente consistente e, sobretudo, que proteja integralmente os direitos dos policiais civis que ingressaram na carreira após a reforma da Previdência, garantindo previsibilidade, estabilidade e respeito às especificidades da atividade policial”, afirmou Marlos Vinícius, diretor de Assuntos Sindicais Adjunto.


Últimas notícias

Objetivo é reduzir impactos da previdência sobre policiais civis que ingressaram na PCDF depois de 2019
Assunto Sindical PCDF
Sinpol-DF e policiais recém-empossados ampliam articulação para corrigir impasse previdenciário da EC 103/2019

Grupo intensifica diálogo com a Senasp, o MGI e órgãos do GDF para corrigir descontos previdenciários acima do teto do RGPS e assegurar segurança jurídica

Informativo tem caráter estritamente esclarecedor, com o objetivo de dar transparência aos desdobramentos judiciais de uma ação ajuizada em gestões passadas.
Jurídico
Decisão judicial em ação ajuizada em 2016 gera impacto financeiro ao Sinpol-DF

Processo encontra-se em fase de Recurso Especial, pendente de análise no STJ.

Doe sangue, doe vida!
Saúde
Doação de Sangue: ajude o policial civil Manoel Onilson

O aposentado está internado na UTI do Hospital Anchieta, em Taguatinga, e precisa de doações de sangue.