Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Policiais civis lotam MGI durante reunião sobre reajuste

GF apresentou proposta diferente de proposta do GDF. Sinpol-DF busca reverter situação
PCDF Paridade
22/08/2025 14:50

Mais de 500 policiais civis do Distrito Federal realizaram um ato em frente ao bloco C da Esplanada dos Ministérios nesta sexta-feira, 22/08, enquanto ocorria uma reunião do Fórum de Diálogo da Polícia Civil do DF (PCDF).

Na ocasião, o governo apresentou uma proposta de reajuste salarial de 18,8%, dividida em duas parcelas de 9% – a primeira em setembro de 2025 e a segunda em abril de 2026, antes da vedação eleitoral que impede novas concessões nesse período.

A oferta, entretanto, não contempla a reivindicação central da categoria: o restabelecimento da equiparação com a Polícia Federal, rompida em 2016.

A mesa reuniu representantes da Secretaria de Segurança Pública do DF, Secretaria de Economia do DF, Delegacia-Geral da Polícia Civil (DGPCDF), a senadora Leila Barros (PDT), os deputados federais Rafael Prudente (MDB) e Erika Kokay (PT), a deputada distrital Jane Klebia (MDB), além das entidades representativas da categoria: Sinpol e Sindepo-DF.

Também participaram representantes dos ministérios da Gestão, do Planejamento e da Justiça, que acompanharam as discussões em torno do reajuste.

Ao fim da reunião, os parlamentares desceram para comunicar a categoria como foram as tratativas e enfatizar que continuarão lutando para reestabelecer a isonomia salarial entre a PCDF e a PF.

A senadora Leila Barros ressaltou o caráter histórico da demanda. “Essa é uma luta de todos nós. Representamos o DF e sabemos que a paridade é uma questão de justiça”.

A deputada distrital Jane Klebia destacou que seguirá atuando, ao lado do presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF) para que a PCDF tenha o reconhecimento que merece. “Os policiais civis podem contar comigo e com Wellington como fiéis aliados nessa luta por valorização e justiça”.

Já a deputada federal Erika Kokay defendeu celeridade no processo. “Se não houver tempo hábil em setembro, é preciso antecipar a parcela para evitar prejuízos. Quando acreditamos em uma reivindicação, vamos até o fim”.

O deputado federal Rafael Prudente reconheceu os avanços já conquistados, mas enfatizou que ainda há caminho pela frente. “Vocês enfrentaram perdas inflacionárias e desvalorização ao longo de dez anos. Recuperamos 60%, mas ainda falta 40%. De forma inteligente, vamos trabalhar para alcançar esse objetivo”.

“O resultado está longe de ser satisfatório. Foi frustrante. A pergunta que não cala é: se não para o policial civil, para onde será destinado o recurso que já foi reservado pelo GDF para o reajuste? Não desistiremos. Seguimos firmes, porque a luta permanece sendo alcançar a justiça para o nosso pleito”, afirmou o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas.

Próximos passos

O Sinpol-DF convocará uma assembleia, prevista para a próxima segunda-feira, 25 de agosto, em que a categoria será informada oficialmente sobre os termos da proposta e deliberará sobre os encaminhamentos.

“Até lá, os parlamentares devem continuar articulando politicamente para buscar avanços que aproximem o reajuste da tão reivindicada equiparação”, concluiu Freitas.


Últimas notícias

Campanha de Doação de Sangue | Foto: Banco de Imagens
Saúde Solidariedade
Policial civil aposentada está internada e precisa de doações de sangue com urgência

Se você puder doar, procure o Banco de Sangue no Centro Médico de Brasília. Doe sangue. Doe cuidado. Doe vida.

Mais de 500 policiais civis passaram pelo Bloco C da Esplanada nesta sexta, 22.
PCDF Paridade
Policiais civis lotam MGI durante reunião sobre reajuste

GF apresentou proposta diferente de proposta do GDF. Sinpol-DF busca reverter situação

Atletas foram homenageados em diversas categorias | Foto: Comunicação/Sinpol-DF.
Esporte PCDF
PCDF homenageia atletas campeões mundiais no WPFG 2025

Delegação conquistou 212 medalhas e garantiu o 1º lugar no ranking entre corporações de mais de 70 países