PCDF homenageia atletas campeões mundiais no WPFG 2025
O auditório Valderia da Silva Barbosa, no Complexo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), ganhou as cores verde e amarela nesta terça-feira (19) durante a solenidade em homenagem aos atletas policiais civis que brilharam no World Police & Fire Games (WPFG) 2025, realizado em Birmingham, Alabama (EUA).
A PCDF conquistou 212 medalhas – sendo 90 de ouro, 61 de prata e 61 de bronze – e garantiu o 1º lugar no ranking mundial entre corporações, superando delegações de mais de 70 países.
A equipe brasiliense contou com 185 atletas, maior número entre as forças de segurança da capital. Conhecido como os “Jogos dos Heróis”, o WPFG reúne 60 modalidades esportivas e, em 2025, mobilizou cerca de 10 mil participantes – número próximo ao dos Jogos Olímpicos de 2024.
“O esporte é uma válvula de escape”
O diretor de Esportes, Benefícios e Cultura do Sinpol-DF, Vanderlei Malta, destacou o papel do esporte como aliado da saúde mental dos policiais civis.
“O esporte é uma válvula de escape para quem enfrenta diariamente pressões e exaustão. Um colega me disse que participar dessa experiência foi como voltar a ser criança. Esse é o poder transformador do esporte na vida de cada policial”, afirmou.
RECONHECIMENTO
Compuseram a mesa solene: a vice-governadora do DF, Celina Leão; o deputado federal Rafael Prudente; a deputada distrital Doutora Jane; o delegado-geral da PCDF, José Werick; o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas; o secretário adjunto de Segurança Pública do DF, Alexandre Paturi, representando o secretário Sandro Avelar; o chefe de Gabinete André Rizzo, representando o presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Wellington Luiz; a presidente do Sindepo-DF, Cláudia Alcântara; e o presidente da Adepol-DF, Amarildo Fernandes.
O presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, celebrou o resultado histórico e agradeceu o apoio que tornou a conquista possível.
“A vitória é de todos os policiais civis. Essa conquista mostra ao mundo a força da PCDF. Também agradecemos aos parlamentares que viabilizaram a presença da nossa delegação nos Jogos”, destacou.
A vice-governadora Celina Leão reforçou o orgulho do governo local com o feito inédito.
“Os policiais civis do DF mostraram ao mundo o que significa dedicação, força e espírito de equipe. Reconhecemos e parabenizamos a PCDF, que é campeã mundial”, comemorou.
O deputado federal Rafael Prudente assumiu o compromisso de seguir apoiando o projeto esportivo da corporação.
“Faremos sempre o possível para garantir que mais policiais civis continuem levando o nome do Brasil e de Brasília ao mundo”, afirmou.
A deputada distrital Doutora Jane complementou. “Vocês honram não apenas a PCDF, mas todo o país. Sigam contando conosco nessa caminhada.”
Já o delegado-geral da PCDF, José Werick, ressaltou o caráter estratégico da prática esportiva. “O esporte nos fortalece como profissionais e como equipe. Ele cria laços, gera cumplicidade e nos torna melhores. Tudo o que estiver ao meu alcance para ampliar essa prática na PCDF, contem comigo”, disse.
HOMENAGENS
A cerimônia também reconheceu atletas e equipes que se destacaram no WPFG. Foram homenageadas as Comissões de Seleção e Coordenação da delegação, os coordenadores de modalidades, além de atletas que quebraram recordes, atleta revelação, mais antigo, participante em maior número de modalidades e com mais medalhas conquistadas.
A agente de polícia Marília do Rego Borges foi a homenageada da categoria atleta revelação. Ela conta que foi sua primeira participação nos Jogos e se sente muito grata pela homenagem.
“Foi a minha primeira participação nos Jogos e só tenho agradecer à PCDF e aos parlamentares pela oportunidade de trazermos essa grande quantidade de medalhas para a nossa Instituição e para o nosso país”, agradeceu a policial civil.
Últimas notícias

PCDF homenageia atletas campeões mundiais no WPFG 2025
Delegação conquistou 212 medalhas e garantiu o 1º lugar no ranking entre corporações de mais de 70 países

ESPC abre inscrições para duas novas turmas do Curso Técnicas de Abordagem Policial
O curso será ministrado pela ESPC em formato híbrido: presencial e telepresencial. Saiba mais detalhes.

José Martinho da Silva, agente de polícia veterano
Sua história na corporação e o exemplo que deixa serão lembrados com respeito e gratidão por todos que conviveram com ele.