Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Jurídico do sindicato está à disposição para ação de ressarcimento de uniforme

19/11/2020 18:19

Embora não forneça os itens, PCDF tem exigido uniforme para o treinamento com as novas armas | Foto: Alexandre Resende/ Arquivo Sinpol-DF

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) informa que o Jurídico está à disposição para ajuizar ações de ressarcimento dos custos do uniforme que tem sido exigido pela Polícia Civil do DF (PCDF) para o treinamento com as novas armas da Glock. A diretoria entende que o uso obrigatório de uniformes padronizados pela instituição policial naturalmente tem de ser indenizado ou fornecido por ela. Contudo, para o Sinpol, não é recomendável que os policiais civis se recusem a seguir a exigência - isso tende a dificultar a viabilidade política e técnica da criação de uma indenização específica com essa finalidade. A recusa também pode atentar contra a proteção do próprio servidor, uma vez que esses equipamentos visam também a segurança individual e coletiva dos policiais. O sindicato tem trabalhado desde o início da gestão pela regulamentação de uma lei que institua essa indenização. Além disso, a direção-geral da PCDF já informou à diretoria do sindicato em oportunidades anteriores que há uma licitação para a aquisição de uniformes oficiais em andamento. A diretoria frisa, ainda, que o mesmo entendimento vale, também, para a exigência de uniforme nos plantões das unidades e serviço voluntário.

Últimas notícias

Mobilização da PCDF ocorreu em frente ao bloco C da Esplanada | Foto: David Jordan/Sinpol-DF
PCDF Paridade
Governo federal apresenta proposta de reajuste de 24,32% aos policiais civis do DF

Para o sindicato, a proposta ainda não atende integralmente ao que a categoria aguardava, mas representa um avanço significativo em relação à primeira apresentada pelo governo.

Categoria lotou o Teatro da Unip durante a assembleia | Foto: Matheus Veloso
PCDF Paridade
Policiais civis do DF rejeitam proposta de reajuste de 18% e pedem revisão ao Governo Federal

Os policiais civis solicitaram a reabertura da mesa de negociação com o objetivo de corrigir distorções e retomar a isonomia histórica.

Nota de Pesar – Delvany Neres Moreira, escrivã de polícia
Nota de Pesar Luto
Delvany Neres Moreira, escrivã de polícia aposentada

Delvany é mais conhecida pelos colegas como Vânia, e ao longo de sua trajetória na PCDF deixou sua marca pelo comprometimento, pela responsabilidade e pela humanidade com que exerceu sua missão.