Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Sinpol-DF e AAPC se reúnem com delegado-geral da PCDF para tratar de demandas dos agentes policiais de custódia

Encontro teve como foco principal apresentar as reivindicações da categoria e buscar soluções para as demandas emergenciais da DCCP.
Assunto Sindical PCDF
17/03/2025 15:05

Na manhã desta segunda-feira, 17, dirigentes do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) e da Associação dos Agentes Policiais de Custódia (AAPC) se reuniram com o delegado-geral da Polícia Civil do DF (PCDF), José Werick, para discutir questões relacionadas aos agentes policiais de custódia. Uma questão dos escrivães de polícia também foi levada para debate. 

O encontro ocorreu na sede da Delegacia-Geral e foi solicitado pelo Sinpol-DF, dando continuidade às discussões iniciadas na reunião da última terça-feira, 11, na sede do sindicato, quando diretores da entidade se reuniram com os agentes policiais de custódia para tratar de soluções para as demandas emergenciais da Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP).

Um dos principais pontos debatidos com o delegado-geral foi a necessidade de recomposição do efetivo da DCCP. Como encaminhamento, ficou acordado entre o Sinpol-DF, a AAPC e a chefia da PCDF que será anunciada a possibilidade de retorno voluntário dos agentes policiais de custódia lotados em delegacias para a DCCP.

“Essa foi uma das sugestões elaboradas durante a reunião com os agentes policiais de custódia. O objetivo é minimizar a deficiência de efetivo no setor, garantindo que esses profissionais possam seguir os trâmites legais para sua realocação. O retorno à carceragem será opcional, ficando a critério de cada um”, explicou Enoque Venancio de Freitas, presidente do Sinpol-DF.

Além dessa medida, outros pontos foram levados ao delegado-geral, incluindo demandas dos escrivães de polícia e questões gerais da categoria, entre elas:

➡ Supressão do critério nº 4 de desempate na regulamentação do novo sistema do Serviço Voluntário Gratificado (SVG) – O delegado-geral compreendeu a demanda e se comprometeu a avaliá-la. Esse é um item que, quando solucionado, beneficiará também os escrivães de polícia.

➡ Celeridade na produção de documentos financeiros para a mesa de negociação no Ministério da Gestão e Inovação (MGI), estudo solicitado pelo órgão para a continuidade das análises pelo governo federal – O processo já está em andamento.

Participaram da reunião o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, e o diretor Jocevaldo Gomes. Pela AAPC, estiveram presentes o presidente Fabrício Gildino e o vice-presidente Renato Mendonça.

O presidente do Sinpol-DF destacou a importância do diálogo com o delegado-geral da PCDF para garantir soluções rápidas e efetivas para os policiais civis.

“Temos buscado manter uma interlocução produtiva com a PCDF para garantir avanços significativos para a categoria. Nosso compromisso é ouvir as demandas dos policiais e apresentá-las formalmente ao delegado-geral. Essa relação tem demonstrado a disposição da corporação em aprimorar o ambiente de trabalho para esses profissionais”, afirmou.


Últimas notícias

Da esquerda para a direita: Humberto Mileip, Giancarlo Miranda, Enoque Venancio e Vanderlei Malta | Foto: Comunicação Sinpol-DF
Presidência Segurança Pública
Presidente do Sinpol-DF recebe visita institucional da diretoria da Cobrapol

Encontro reforça parceria entre entidades na luta pela valorização dos policiais civis

Lício Guilherme de Azevedo Cintra é agente de polícia veterano da PCDF
Nota de Pesar Luto
Lício Guilherme de Azevedo Cintra, agente de polícia veterano

Cintra é um agente de polícia veterano que dedicou sua vida ao serviço público e à segurança da sociedade. Sua trajetória será lembrada com respeito e gratidão por todos os que tiveram a honra de trabalhar ao seu lado.

O Sinpol-DF expressa suas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de trabalho de Homero.
Nota de Pesar Luto
Homero José e Silva, agente policial de custódia veterano

Homero José e Silva é agente policial de custódia veterano da PCDF, e faleceu neste sábado, 12 de abril.