Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

PCDF regulamenta aquisição de armas por policiais civis que se aposentarem

11/12/2020 14:20

Processo de aquisição das armas será executado pela Divisão de Armas, Munições e Explosivos da PCDF | Foto: Ricardo Gonçalves/Arquivo Sinpol-DF

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta, 11, a regulamentação, no âmbito da Polícia Civil do DF (PCDF), da aquisição das armas utilizadas em serviço pelos policiais civis que se aposentarem. A medida era aguardada desde julho deste ano, quando o GDF já havia regulamentado, também em decreto, a Lei 2.087/18 (aprovada pela Câmara Legislativa em agosto de 2019). O conjunto de regras que disciplinam a alienação das pistolas foi publicado na Portaria 104/2020. Confira a íntegra aqui . Algumas das exigências já haviam sido preconizadas no decreto do GDF, como a que diz que a solicitação de compra da arma sob sua cautela deve ser formalizada pelo policial civil do DF no momento da aposentadoria. Se não o fizer nessa oportunidade, o servidor não terá o direito de comprá-la posteriormente. Todo o processo será executado pela Divisão de Armas, Munições e Explosivos (Dame). Além disso, só poderão ser adquiridas nessas condições a arma que tenha, no mínimo, cinco anos de uso e esteja acautelada com o policial há pelo menos um. Se não for essa a situação, a Dame oferecerá equipamentos de depósito.
ABONO PERMANÊNCIA
No entanto, a portaria da PCDF acrescenta que o policial civil em abono permanência ou com menos de cinco anos para se aposentar a partir da data de publicação da portaria poderá requerer a manutenção da cautela das pistolas .40 S&W e da 9x19 mm (Glock). O preço vai considerar valor praticado pela PCDF quando da aquisição da arma, obedecendo aos critérios de avaliação e depreciação de bens. A tabela será atualizada anualmente, até o dia 31 de janeiro. O valor recolhido será destinado ao Fundo de Modernização da PCDF (FUNPCDF). O policial civil com o porte de arma de fogo suspenso ou cassado ou que tiver o pedido de conservação de porte de arma de fogo indeferido pelo diretor-geral da PCDF não terá direito à aquisição.      

Últimas notícias

Reunião contou com participação do Sinpol-DF e do Sindepo-DF | Foto: Comunicação Sinpol-DF
Assunto Sindical Previdência
Sinpol-DF reforça articulação no TCDF por solução previdenciária justa para novos policiais civis

Sindicato esclarece ao presidente do TCDF os efeitos da EC 103/2019 e a necessidade de ajustes na previdência dos policiais civis.

Veterano foi campeão da Copa Brasil de Tênis de Mesa, realizada em Natal (RN) | Foto: Arquivo pessoal.
Esporte Polícia Civil do DF
Orgulho da categoria, veterano da PCDF é campeão na Copa Brasil de Tênis de Mesa

O Sinpol-DF parabeniza o colega e enaltece sua vitória, que representa mais do que um troféu: é reflexo de dedicação, disciplina e amor pelo esporte

Presidente do sindicato enfatizou que o pleito da PCDF deve avançar de forma independente | Foto: Comunicação Sinpol-DF
PCDF Paridade
Sinpol-DF se reúne com presidente da CLDF e solicita apoio político para destravar processo de reajuste da PCDF

Aos sindicalistas, Wellington Luiz se compromete a intervir junto ao GDF para garantir envio de informações técnicas solicitadas pelo MGI.