União & Luta!: gestão encerra ciclo histórico marcado por conquistas para os policiais civis do DF
Após seis anos à frente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), a gestão "União & Luta!", liderada pelo presidente Enoque Venancio, encerra oficialmente seu ciclo nesta quinta-feira (30). Foram dois mandatos consecutivos marcados por desafios inéditos, grandes mobilizações e conquistas históricas que transformaram a realidade dos policiais civis do DF e consolidaram uma das administrações mais vitoriosas da história da entidade.
A diretoria assumiu o sindicato em 2020, justamente quando o mundo enfrentava a pandemia da Covid-19. Enquanto boa parte da sociedade precisou interromper suas atividades, os policiais civis permaneceram na linha de frente, garantindo a segurança da população, mantendo as investigações em funcionamento e prestando atendimento ininterrupto nas delegacias. Muitos adoeceram e alguns perderam a vida no cumprimento da missão.
Mesmo diante desse cenário de incertezas e das dificuldades impostas pela maior crise sanitária das últimas décadas, a diretoria do Sinpol-DF não interrompeu um único dia de sua atuação. Enquanto os policiais civis permaneciam na linha de frente, a gestão intensificou as visitas às delegacias para acompanhar de perto as necessidades da categoria e buscar soluções imediatas para aquele momento de crise.
Entre as medidas defendidas estavam a garantia do fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), melhores condições de trabalho e a adoção de providências voltadas à proteção da saúde dos servidores policiais, sem que o sindicato deixasse de atuar, paralelamente, pelas pautas de valorização profissional da categoria.
UM PERÍODO DE CONQUISTAS HISTÓRICAS
Entre os principais avanços obtidos ao longo dos seis anos de gestão está a implantação da assistência à saúde para os policiais civis do DF, uma reivindicação histórica da categoria que saiu do papel e hoje garante proteção e tranquilidade a milhares de famílias.
Outro marco da gestão foi a condução de duas negociações salariais que, somadas, resultaram em aproximadamente 57% de recomposição remuneratória, um dos maiores reajustes já conquistados pelos policiais civis do Distrito Federal. Antes desse avanço, a categoria acumulava cerca de dez anos sem qualquer reajuste salarial, período que provocou significativa perda do poder de compra e desvalorização remuneratória.
Por meio de um intenso trabalho de articulação política e institucional liderado pela gestão “União & Luta!” do Sinpol-DF, foi possível reverter esse cenário e devolver dignidade salarial aos policiais civis do DF. O resultado foi fruto de um diálogo permanente com o Governo Federal, o Governo do Distrito Federal (GDF), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o Congresso Nacional e parlamentares que contribuíram decisivamente para a construção dessas conquistas.
A gestão também deixou sua marca com a conquista da assistência à saúde, do auxílio-uniforme, da majoração do auxílio-alimentação, da ampliação das cotas e do reajuste do valor da hora trabalhada no Serviço Voluntário Gratificado (SVG), da aprovação da Lei Complementar nº 1.067/2026, que regulamentou o novo regime previdenciário da Polícia Civil do DF (PCDF), além da atuação decisiva para a nomeação de aproximadamente dois mil agentes e escrivães de polícia, do pagamento de pecúnias e de diversas outras pautas estruturantes para a categoria.
FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL E RECONHECIMENTO NACIONAL
Ao longo dos últimos seis anos, a gestão "União & Luta!" também consolidou o Sinpol-DF como uma das entidades sindicais mais respeitadas do país. Embora o sindicato já possuísse uma trajetória de protagonismo, o período foi marcado pelo fortalecimento da sua credibilidade perante os Poderes Executivo e Legislativo, órgãos de controle, instituições públicas, imprensa e lideranças políticas.
Esse reconhecimento foi construído a partir de uma atuação técnica, responsável e baseada no diálogo permanente, sempre colocando os interesses da categoria acima de qualquer posicionamento ideológico ou partidário. O profissionalismo tornou-se uma das principais marcas da gestão, permitindo que o Sinpol-DF ampliasse sua capacidade de articulação e se consolidasse como referência nacional na defesa dos policiais civis.
Mais do que uma entidade representativa, o Sinpol-DF tornou-se uma marca de credibilidade, seriedade e resultados, reconhecida dentro e fora do DF pela capacidade de transformar reivindicações históricas em conquistas concretas para a categoria.
UM LEGADO PARA A CATEGORIA
Ao encerrar seus dois mandatos, a diretoria liderada por Enoque Venancio deixa um sindicato fortalecido, uma categoria mais valorizada e importantes conquistas incorporadas à carreira dos policiais civis do DF.
Os resultados alcançados ao longo desses seis anos não pertencem apenas à diretoria, mas a toda a categoria, que participou das mobilizações, acreditou no diálogo e permaneceu unida na defesa dos seus direitos. Mais do que resultados administrativos, a gestão deixa como legado a capacidade de diálogo, articulação e mobilização em defesa dos interesses dos policiais civis, demonstrando que a união da categoria, aliada a uma atuação técnica e responsável, é capaz de transformar reivindicações históricas em direitos concretos.
"Assumimos o sindicato em um dos momentos mais difíceis da história recente, alem de acumular uma década sem reajuste salarial. Vivemos uma pandemia, enfrentamos enormes desafios, mas nunca deixamos de acreditar na força da nossa categoria. Cada conquista alcançada é resultado da união dos policiais civis, da dedicação da diretoria e do apoio de todos que acreditaram no trabalho do sindicato. Encerramos esse ciclo com a certeza de que cumprimos nossa missão e deixamos um legado que continuará beneficiando os policiais civis do DF por muitos anos", afirma o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio.
UMA GESTÃO CONSTRUÍDA POR MUITAS MÃOS
Nenhuma conquista é resultado do trabalho de uma única pessoa. Ao longo dos últimos seis anos, a gestão "União & Luta!" foi construída pelo compromisso, dedicação e espírito público de uma diretoria que enfrentou desafios históricos e trabalhou diariamente para transformar reivindicações antigas em direitos concretos para os policiais civis do DF.
Ao encerrar esse ciclo, ficam registrados o reconhecimento e a gratidão a cada diretor e diretora que contribuiu para escrever um dos capítulos mais importantes da história do Sinpol-DF. São nomes que passam a integrar o legado da entidade e que ajudaram a fortalecer o sindicato, ampliar sua representatividade e conquistar avanços que beneficiarão gerações de policiais civis.
Mais do que os cargos ocupados, cada integrante da gestão contribuiu para consolidar um sindicato mais forte, respeitado e preparado para defender os interesses da categoria. A história da gestão "União & Luta!" também é a história de cada diretor e diretora que dedicou tempo, conhecimento e esforço em favor dos policiais civis do DF.
Ao longo dos dois mandatos da gestão "União & Luta!", integraram a Diretoria Executiva:
Enoque Venancio de Freitas – Presidente;
Luana de Ávila Fragomeni – Vice-presidente (Secretária-Geral);
Rodrigo Pereira de Araújo – Secretário-Geral Adjunto;
Jocevaldo Gomes dos Santos – Tesoureiro-Geral;
Celmo Kennedy de Oliveira – Tesoureiro-Geral Adjunto;
André Henrique da Silva – Diretor Jurídico;
Wagner Moreira da Silva – Diretor Jurídico Adjunto;
Talles Murilo Lopes de Sousa – Diretor de Comunicação;
Cíntia de Araújo Cardoso Inácio – Diretora de Comunicação Adjunta;
Dênia Maria Coelho Lira Santos – Diretora de Assuntos Sindicais;
Marlos Vinícius Barbosa do Valle – Diretor de Assuntos Sindicais Adjunto;
Vanderlei Fernandes Malta – Diretor de Benefícios, Cultura, Esportes e Políticas Sociais;
Renato Araújo Santos – Diretor de Benefícios, Cultura, Esportes e Políticas Sociais Adjunto;
Celia Dorotêu Delmondes – Diretora de Planejamento, Administração e Informática;
Juvenal Marques de Souza Ramos – Diretor de Planejamento, Administração e Informática Adjunto;
Márcia Cristina Pimentel e Noronha – Diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas;
Patrícia Neves Freitas Azeredo – Diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas Adjunta.
A gestão "União & Luta!" também registra um agradecimento especial a Diego Vaz, que exerceu o cargo de vice-presidente nesta última gestão. Ao longo desse ciclo, Diego deu importante contribuição para uma das gestões mais vitoriosas da história do Sinpol-DF e, posteriormente, seguiu novos caminhos na busca de seus objetivos pessoais e profissionais. A ele, ficam o respeito, a gratidão e o reconhecimento pelos serviços prestados à entidade e aos policiais civis do DF.
Últimas notícias

União & Luta!: gestão encerra ciclo histórico marcado por conquistas para os policiais civis do DF
Diretoria liderada por Enoque Venancio encerra dois mandatos consecutivos deixando um legado de reconhecimento, valorização e fortalecimento institucional da categoria

Novos diretores do Sinpol-DF alinham com o DGP ações para implementação da nova Previdência da PCDF
Reunião tratou da implementação da LC nº 1.067/2026, dos repasses previdenciários e de outras pautas prioritárias da categoria

Feijuca do Sinpol-DF celebra união da categoria e marca transição entre gestões
Tradicional confraternização reuniu policiais civis, familiares, autoridades e lideranças políticas em uma tarde de celebração no Clube da Agepol

