Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

TJDFT julga inconstitucional lei que criou auxílio-moradia

29/06/2016 14:57

29.06.16 -Comissao-Especial-TJDFT Sessão que julgou a inconstitucionalidade ocorreu na última terça, 28, no TJDFT (Foto: Arquivo Pessoal)

Com informações do CB Poder O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) julgou na tarde da última terça, 28, como inconstitucional a Emenda à Lei Orgânica (ELO 90/15) que cria o auxílio-moradia dos policiais civis do DF. Por unanimidade, o Conselho Especial considerou que houve vício de iniciativa porque a proposta deveria ter partido do Executivo. A ação foi proposta pelo procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa, que defendeu na sessão a inconstitucionalidade da emenda à Lei Orgânica. A relatora do processo, desembargadora Simone Lucindo, confirmou o entendimento do Ministério Público do DF e foi seguida pelos demais magistrados. O auxílio-moradia é uma reivindicação antiga dos policiais civis. O benefício é pago no Distrito Federal aos policiais e bombeiros militares. Custeados pela União, promotores e procuradores de Justiça do DF também recebem. O auxílio-moradia da Polícia Militar custa cerca de R$ 470 milhões. Na sessão, o desembargador aposentado Edson Smaniotto, que representou a categoria, defendeu a constitucionalidade da Emenda à Lei Orgânica, sob o fundamento de que a norma apenas autoriza o pagamento de um benefício já previsto em lei. Em janeiro, uma audiência pública na Câmara Legislativa discutiu o tema. O secretário de Fazenda, João Antônio Fleury, alegou que o benefício custaria R$ 120 milhões anuais para o GDF. A diretoria do Sinpol-DF lamenta a decisão, mas informa continuará buscando a regulamentação do auxílio-moradia e do auxílio-uniforme, uma vez que outras Forças de Segurança Pública do Distrito Federal recebem esses benefícios.

LOGO-DO-SINPOL-e1449872500638JUNTOS SOMOS FORTES! O Sinpol-DF também está no WhatsApp. Adicione: (61) 999 197 197! Saiba mais.


Últimas notícias

Confira abaixo!
PCDF Paridade
Entenda as próximas etapas do reajuste dos policiais civis do DF

O Sinpol-DF segue mobilizado e vigilante, lutando pela valorização dos policiais civis do DF

Nota de Pesar – Milton Carlos de Almeida, agente de polícia gebiano
Nota de Pesar Luto
Milton Carlos de Almeida, agente de polícia gebiano

Milton é um exemplo de profissionalismo e dedicação à missão de proteger a sociedade. Sua carreira na Polícia Civil do Distrito Federal foi marcada por sua seriedade, competência e respeito aos colegas.

Nota de Pesar – Clemides Freire, agente policial de custódia veterano
Nota de Pesar Luto
Clemides Freire, agente policial de custódia veterano

A contribuição de Clemides à Polícia Civil do Distrito Federal será eternamente lembrada com carinho e respeito.