Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Saiba quando a carreira policial pode comprovar atuação em atividade jurídica

19/10/2021 14:54

De acordo com análise do escritório, agentes e escrivães de polícia com graduação em Direito podem comprovar atividade jurídica em concursos 

O Jurídico do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) apresenta Nota Técnica a fim de orientar a categoria sobre a possibilidade de que a carreira policial seja validada como prática de atividade jurídica no caso de concursos que exijam essa comprovação – como os certames para as carreiras da magistratura e do Ministério Público. O documento foi elaborado pelo Valadares, Coelho, Leal & Advogados Associados – um dos que integra o rol de escritórios da assistência jurídica disponibilizada aos sindicalizados. Para emitir o parecer, os advogados analisaram os parâmetros para a aferição do exercício da atividade jurídica dispostos no Artigo 59 da Resolução 75/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – que regula as regras para os concursos para a magistratura – e uma jurisprudência iterativa do órgão. A conclusão é de que a comprovação da atividade policial como atividade jurídica será admitida para os concursos da magistratura e do Ministério Público quando o servidor ocupar o cargo de agente ou escrivão de polícia e for bacharel em Direito. Os advogados alertam, contudo, que o interessado deve submeter a documentação exigida à banca examinadora junto com a jurisprudência analisada pelo escritório. Para entender melhor a análise consulte a íntegra da Nota Técnica aqui.  

Últimas notícias

Nota de Pesar - João Leão, pai do agente de polícia veterano Fábio de Faria Leão
Nota de Pesar Luto
João Leão, pai do agente de polícia veterano Fábio de Faria Leão

Descanse em paz, João Leão. Que seu exemplo e memória permaneçam vivos no coração de todos que o amam.

Nota de Pesar – Adão Júnior Abreu dos Santos
Nota de Pesar Luto
Adão Júnior Abreu dos Santos, irmão da agente policial de custódia veterana Alex Sandra Camargo

Adão é irmão da agente policial de custódia veterana Alex Sandra Camargo, integrante da Polícia Civil do Distrito Federal. Neste momento de dor, estendemos nossa solidariedade à colega e a toda a sua família.

A conversa abordou a decisão do STF na ADI 7727 e aspectos previdenciários.
Sinpol Entrevista
Sinpol Entrevista reúne lideranças para debater a aposentadoria da mulher policial

Bate-papo teve a participação de lideranças do Sinpol, AMPOL, Sindepo e OAB-DF.