Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Policiais civis bloqueiam acesso à PCDF em protesto ao GDF

18/08/2017 15:27

Entrada do Complexo permaneceu bloqueada por três horas durante a manifestação da categoria (Fotos: Lucas C. Ribeiro/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF Durante três horas na manhã desta sexta, 18, policiais civis mantiveram bloqueados os acessos ao Complexo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A manifestação foi convocada pelo Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) e reuniu um grupo de cerca de 200 policiais civis da ativa e também aposentados. Esse foi o primeiro grande ato da categoria em protesto ao Governo do DF (GDF) que na última quinta, 17, em reunião com o Sindicato, fechou qualquer porta de negociação para a manutenção da paridade com a Polícia Federal (PF) ao afirmar que não fará qualquer proposta neste e nem no próximo ano.

A manifestação da categoria ocorreu um dia depois de o GDF negar a paridade

A manifestação desta sexta ocorreu no Complexo da PCDF por causa da inauguração do Núcleo de Audiência de Custódia (NAC), que passará a funcionar dentro do Departamento de Polícia Especializada (DPE). Leia Mais Os policiais civis bloquearam o acesso de todos os veículos que chegavam aos portões, inclusive das autoridades do Executivo e do Judiciário que compareceram ao evento. Durante o protesto, só era possível entrar no Complexo a pé. “O governo deixou claro, ontem, para nós, que não pretende priorizar a Segurança Pública e tampouco esta categoria. A intenção é clara: precarizar a Segurança Pública e a polícia investigativa, para que não se investigue os crimes dentro do governo”, criticou o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco “Gaúcho”. Para o dirigente sindical, o GDF deu as costas à categoria ao negar uma proposta para a paridade - que vem sendo reivindicada há mais de dois anos. “Nós iremos lutar para sobreviver com nossos salários, com dignidade. Nós não podemos aceitar que o GDF e até o governo federal nos imponham esse arrocho salarial, que já dura oito anos. Agora, colocam mais dois anos a frente, fechando nosso horizonte e qualquer perspectiva de recuperarmos nossas perdas salariais que já passam de 50%”, acrescentou Gaúcho. O protesto iniciado por volta das 9h da manhã foi encerrado ao meio-dia, quando os portões foram liberados pelos policiais civis. Na próxima terça, 22, já está convocada uma Assembleia Geral Extraordinária, com indicativo de greve, às 14h, no Palácio do Buriti.

Últimas notícias

O podcast é de iniciativa e produção do Sindicato dos Policiais Civis do DF | Foto: Comunicação Sinpol-DF
Podpapo Investigativo
Estreia o 'Podpapo Investigativo', o podcast do Sinpol-DF que aproxima a sociedade dos bastidores da investigação dos policiais civis

Iniciativa inédita do sindicato dá visibilidade à atuação dos investigadores, debate segurança pública e os desafios da Polícia Civil

Godoaldo Moslaves, agente de polícia gebiano
Nota de Pesar Luto
Godoaldo Moslaves, agente de polícia gebiano

Godoaldo é pai de Carlos Eduardo Moslaves, agente de polícia veterano da PCDF, e deixa um legado de dedicação, coragem e compromisso com a segurança pública. Sua história de vida foi marcada pelo trabalho incansável em prol da sociedade, sempre com a ética e o respeito que a profissão exige.

A DPCA e a DRCC atuam na investigação de denúncias e resgate de vítimas.
PCDF Matérias Especiais
Maio Laranja: compromisso com a proteção da infância

A cada hora, três crianças são vítimas de abuso. A maioria delas está entre 1 e 5 anos de idade