Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Policiais civis aprovam que Sinpol-DF apresente contraproposta após novo índice do governo federal

Categoria delibera por contraproposta com média de 28%, diante do índice de 24,32% apresentado pela União.
PCDF Paridade
05/09/2025 19:54

Em assembleia convocada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) na tarde desta sexta-feira, 5 de setembro, no Estacionamento 6 do Parque da Cidade, os policiais civis do DF aprovaram a contraproposta apresentada pelo sindicato durante a reunião com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O governo havia oferecido inicialmente 18%, percentual já debatido em assembleia realizada na quarta-feira, 3. Na reunião desta sexta, a União apresentou um novo índice de 24,32%. A categoria, no entanto, deliberou pela aprovação da contraproposta do sindicato, que prevê uma média de 28%, por entender que ela está mais alinhada com os interesses da categoria e com a luta histórica pela valorização.

O pleito central é de que seja resgatada a paridade salarial com as Polícias Civis dos ex-Territórios e com a Polícia Federal, condição histórica rompida há quase dez anos.

De acordo com o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, o novo índice apresentado pela União representa um avanço, mas ainda aquém do objetivo da categoria. 

“Reconhecemos a sensibilidade do governo Lula em dialogar e apresentar melhorias, mas o nosso compromisso é com a paridade. Foi assim nos dois primeiros mandatos do presidente, quando a isonomia foi garantida, e é nessa confiança que seguimos mobilizados para que, neste terceiro mandato, essa justiça com os policiais civis do DF seja plenamente restabelecida”, ressaltou Freitas.

O Sinpol-DF reforça que continuará mobilizado, em articulação com os parlamentares senadora Leila do Vôlei (PDT) e os deputados federais Rafael Prudente (MDB) e Erika Kokay (PT), além do governo federal, “até que os policiais civis do DF tenham sua justa valorização reconhecida e a paridade plenamente restabelecida”, completou o sindicalista.


Últimas notícias

Beatriz foi reconhecida pelo seu trabalho na promoção do empoderamento feminino e na luta contra a violência de gênero | Foto: Arquivo Pessoal
PCDF Matérias Especiais
Policial civil do DF é homenageada no 8º Conde Koma Awards em São Paulo

Instrutora de Armamento e Tiro da PCDF, Beatriz Vilas Boas foi condecorada pelo trabalho de excelência na corporação e pela liderança do projeto DeFEMda-se, voltado ao empoderamento feminino e ao combate à violência de gênero.

Orientações foram repassadas pela diretoria organizadora do evento | Foto: Comunicação Sinpol-DF
Lazer PCDF
Transporte e orientações de segurança para a Festa da Mulher Policial Civil

Sinpol-DF recomenda uso compartilhado de Uber com colegas e oferece van e Spins saindo do DPE e da sede do sindicato, a partir das 15h; vagas nos carros são limitadas e precisam de inscrição prévia.

Dirigentes foram recebidos pelo chefe-assessor especial do ministro da Justiça | Foto: David Jordan/Sinpol-DF
PCDF Paridade
Sinpol-DF e Sindepo-DF protocolam contraproposta no MGI e apresentam documento ao MJSP

Documento com a contraproposta foi protocolado oficialmente no MGI e apresentado ao assessor do ministro da Justiça, que confirmou acompanhar de perto a negociação; sindicatos seguem em articulação política para garantir apoio ao pleito.