Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

PCDF quer transformação de cargos e Sinpol-DF propõe debate

02/10/2019 10:12

Em reunião na DCCP, sindicato ouviu os agentes sobre o que querem para a carreira (Fotos: Arnon Gonçalves/Sinpol-DF)

Da Comunicação Sinpol-DF Na tarde desta terça, 1º de outubro, o Sinpol-DF promoveu uma reunião com os agentes policiais de custódia da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Realizado na Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP), o evento possibilitou que a base fosse ouvida sobre o futuro almejado para a carreira na instituição. A discussão se intensificou após uma audiência pública da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), convocada pelo gabinete do deputado distrital Reginaldo Sardinha (Avante), em que se debateu a possibilidade de unificação, transformação ou mesmo extinção do cargo. Ao mesmo tempo, o sindicato tomou ciência de que, com o conhecimento da Direção Geral da PCDF, circula uma minuta de projeto transformando o cargo de agente policial de custódia em agente de polícia.

Para Marcele, base deve participar ativamente do processo e buscar opção que garanta estabilidade jurídica

Com a transformação, em tese, as atribuições de agente policial de custódia e agente de polícia seriam unificados. Durante o encontro na DCCP, a diretora de Assuntos Sindicais do Sinpol-DF e também agente policial de custódia, Marcele Alcântara, expôs as implicações das três alternativas em questão, ressaltando, sobretudo, a necessidade de que qualquer alteração tenha a segurança jurídica como base. “O nosso cargo sofreu muito nos últimos anos por conta de questões legais e definitivamente não é isso que queremos para o nosso futuro”, pontuou. Outro ponto discutido foi a necessidade urgente de realização de um novo concurso para o cargo – independentemente do que vier a ser decidido sobre a carreira. Uma vez que a PCDF é organizada pela União, qualquer mudança deverá ser aprovada em lei federal. Por isso, o entendimento geral é que, até lá, novos agentes policiais de custódia devam ser nomeados, pois, ainda que também sofram com o déficit no efetivo que atinge toda a instituição, ele é o único cargo há mais de uma década sem qualquer concurso.

Gaúcho anunciou que agentes policiais de custódia, escrivães e agentes de polícia serão ouvidos

POSICIONAMENTO Nos próximos dias, será disponibilizada uma enquete para que todos os agentes policiais de custódia possam registrar sua opinião. Serão criados, ainda, outros dois formulários, voltados, por sua vez, para os escrivães e agentes de polícia, respectivamente. A ideia é ter a manifestação do maior número possível de servidores sobre o que eles pensam da possibilidade de que esses cargos sejam unificados. Para o Sinpol-DF, no entanto, é necessário aprofundar o debate – permitindo uma maior participação dos cargos envolvidos – para que essa construção esteja de acordo também com as expectativas dos servidores. “Nesse sentido, o sindicato continuará promovendo outros fóruns de discussão e, em breve, também convocará assembleia geral para tratar desse tema”, anunciou o presidente da entidade, Rodrigo Franco “Gaúcho”.  

Últimas notícias

Policiais Civis em Sessão Especial em homenagem aos policiais civis | Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.
Legislativo PCDF
Leila do Vôlei homenageia policiais civis do DF em sessão especial no Senado

Solenidade destacou papel da Polícia Civil do DF na segurança pública e ocorreu em meio às negociações pelo reajuste salarial da categoria

Em caso de emergência, ligue para o Plantão da Diretoria | Foto: Comunicação/Sinpol-DF.
Assunto Sindical Sinpol-DF
CORPUS CHRISTI: Não haverá expediente no Sinpol-DF nesta sexta, 20/06

Decisão vai de encontro ao GF e GDF devido ao feriado prolongado de Corpus Christi

O anuário apresenta, entre outros dados, a expressiva redução dos CVLIs no DF | Foto: Divulgação.
PCDF Paridade
Sinpol-DF participa do lançamento do 1º Anuário de Segurança Pública do DF

Durante evento, Secretário de Segurança Pública do DF destacou que resultado do anuário enfatiza a justiça da recomposição que está em trâmite para os policiais civis