Procurar no site

Home

Notícias

Notícia Aberta

Leila do Vôlei homenageia policiais civis do DF em sessão especial no Senado

Solenidade destacou papel da Polícia Civil do DF na segurança pública e ocorreu em meio às negociações pelo reajuste salarial da categoria
Legislativo PCDF
23/06/2025 15:00

O Senado Federal realizou, nesta segunda-feira, 23/06, uma sessão especial em homenagem aos policiais civis, em especial aos do Distrito Federal. A solenidade ocorreu no plenário da Casa, por iniciativa da senadora Leila Barros (PDT-DF), com o objetivo de reconhecer a atuação desses servidores na promoção da justiça e da segurança pública.

A cerimônia reuniu lideranças políticas, sindicais e institucionais, entre elas,o Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil do DF (PCDF), Saulo Ribeiro Lopes, além de representantes do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) e da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol).

Durante seu discurso de abertura, a senadora Leila destacou a excelência da PCDF, ressaltando que a corporação é uma referência nacional. 

“A PCDF se destaca por sua eficiência, com o maior índice de elucidação de crimes letais e intencionais no país. Essa homenagem é uma forma de reafirmarmos nosso respeito e gratidão a esses profissionais que arriscam suas vidas diariamente em nome da lei e da ordem”, disse.

Também presente, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) ampliou a reflexão ao contexto nacional.

“Estamos mandando um recado ao Brasil e ao Parlamento: precisamos valorizar nossos policiais civis, pois sem eles não há garantia de direitos humanos nem segurança pública. É fundamental avançar na valorização, na melhoria das condições de trabalho e na oferta de equipamentos adequados”, pontuou a parlamentar.

Para o presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, a solenidade reforça o reconhecimento público de uma categoria que cumpre um papel fundamental na proteção da sociedade.

“Essa cerimônia simboliza o respeito que os policiais civis conquistaram com trabalho e dedicação. Agradecemos à senadora Leila pela iniciativa e reafirmamos que seguimos firmes na defesa da nossa categoria, sempre ao lado da sociedade.”

SIMETRIA

A homenagem acontece em um momento estratégico para a categoria. Com o prazo para definição do reajuste salarial se aproximando – previsto até setembro –, a mobilização em torno da paridade com os salários da Polícia Federal ganha ainda mais força. A simetria é uma reivindicação histórica dos policiais civis do DF, interrompida desde 2016.

Nos últimos meses, o Sinpol-DF e parlamentares como Leila Barros têm se articulado para ampliar o diálogo entre as esferas federal e distrital. Como resultado, foi instalado o Fórum de Negociação com a participação de representantes da Polícia Civil do DF, do Governo do Distrito Federal, da Secretaria de Segurança Pública e da União.

Em fevereiro deste ano, o governador Ibaneis Rocha (MDB) enviou ao governo federal uma mensagem oficial com a proposta de recomposição salarial, reafirmando o compromisso do GDF com a paridade.
 

Enoque Venancio de Freitas durante solenidade | Foto: Comunicação/Sinpol-DF.

“A instalação do Fórum e o envio da proposta de paridade são conquistas importantes, construídas com muito esforço e articulação. Essa homenagem no Senado reforça que nossa luta segue viva, coesa e respaldada pela sociedade”, concluiu Enoque.

A sessão especial teve caráter institucional, mas também simbólico: foi uma oportunidade de lembrar que o compromisso com os policiais civis do DF vai além das palavras – envolve respeito, reconhecimento e ações concretas para garantir os direitos de uma categoria essencial à segurança pública.


Últimas notícias

Orientações foram repassadas pela diretoria organizadora do evento | Foto: Comunicação Sinpol-DF
Lazer PCDF
Transporte e orientações de segurança para a Festa da Mulher Policial Civil

Sinpol-DF recomenda uso compartilhado de Uber com colegas e oferece van e Spins saindo do DPE e da sede do sindicato; vagas nos carros são limitadas e precisam de inscrição prévia.

Dirigentes foram recebidos pelo chefe-assessor especial do ministro da Justiça | Foto: David Jordan/Sinpol-DF
PCDF Paridade
Sinpol-DF e Sindepo-DF protocolam contraproposta no MGI e apresentam documento ao MJSP

Documento com a contraproposta foi protocolado oficialmente no MGI e apresentado ao assessor do ministro da Justiça, que confirmou acompanhar de perto a negociação; sindicatos seguem em articulação política para garantir apoio ao pleito.

Nota de Retratação do Sinpol-DF
Presidência Comunicação
Nota de Retratação

Sindicato se manifesta sobre a matéria intitulada “Juiz alega pobreza”, publicada em 23 de agosto de 2007 em seu site oficial.